quinta-feira, 18 de maio de 2017

Qual é a sua missão?

O questionamento não é simples porque não se restringe a uma determinada instituição, mas a todas, principalmente: a familiar, a profissional e a religiosa

  Há um lema no BOPE que diz: "Missão dada é missão cumprida", e eles se orgulham disto e trabalham para executar a missão. No mundo corporativo também é uma questão de honra cumprir as estratégias traçadas. Eu, particularmente, faço questão de dar o melhor de mim em todas as minhas atividades - familiares, profissionais, religiosas, esportivas, intelectuais e incentivo as pessoas a fazerem o mesmo. Sempre enfatizo que se você não gosta do que faz, dê o seu melhor, pois abrirá caminhos para que um dia você trabalhe naquilo que tanto almeja.
Herbert Casson, jornalista e escritor canadense, dizia que "O importante é ter um propósito, e fazer com que ele seja cumprido é um dos segredos de uma vida que vale a pena ser vivida".
   A pergunta é: Você tem um propósito? Sabe qual é a sua missão aqui na Terra? O questionamento não é simples, porque não se restringe a uma determinada instituição, mas a todas, principalmente a familiar, a profissional e a religiosa.
  No livro Feliz, José Carlos De Lucca escreve que "Segundo a doutrina espírita, nós viemos à Terra para criar amor em nossos relacionamentos. Essa é a nossa mais importante missão de vida!"
 Sem amor não teremos sucesso em nenhuma outra instituição na face da Terra. O amor é a base de tudo. O amor é a bússola de todo o processo de evolução. Sem este sentimento, seremos náufragos sem direção.
 O problema é que a maioria das pessoas reclama da vida e acaba gerando um negativismo. Desta forma, como o universo pode conspirar a nosso favor? Pois ele só conspira a nosso favor através do pensamento positivo, boas ações e muito, mas muito trabalho.
 Em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, podemos ler na questão 574 que "Há pessoas que realmente só vivem para si mesmas e que não sabem tornar-se úteis para coisa alguma.
São pobres seres que devemos lamentar, porque expiarão cruelmente sua inutilidade voluntária; muitas vezes, seu castigo já começa neste mundo, pelo tédio e pelo desgosto que a vida lhes causa."
 O espetacular da vida é podermos superar todos os obstáculos e, depois, comemorarmos a vitória. Aliás, para cada projeto de nossa vida, desde o mais simples ao mais audacioso, devemos valorizar estas vitórias e não lamentar ou reclamar das derrotas, mas, sim, aprender com elas.
 Precisamos ser honestos conosco e com os outros.
 Acabei de ler algo neste instante que me emocionou. Trata-se de um fair play. É um grande exemplo de respeito ao adversário que aconteceu durante uma competição de ciclismo na cidade de Cantabria, na Espanha. Ismael Esteban, rival do ciclista espanhol Augustin Navarro, estava bem a frente do esportista e ganharia, com folga, a medalha de bronze. Quando um dos pneus da bicicleta de Ismael furou, Augustin poderia facilmente tê-lo ultrapassado.
Mas, no lugar, resolveu diminuir a velocidade e foi atrás do rival, que levava a bicicleta sobre um ombro, até a linha de chegada. O caso repercutiu nas redes sociais e o gesto de Augustin foi aplaudido pelo público que assistia à corrida.
Agora vale ressaltar que quando o pneu de Ismael furou, se ele tivesse se considerado derrotado,achando que aquilo era obra do destino, ou seja, que sua sina não seria vencer aquela prova, possivelmente, Augustin o teria ultrapassado, porém, ao ver o adversário com determinação, carregando a bicicleta sobre um ombro, ele o respeitou e o admirou por sua perseverança.
 Então, nos perguntamos: quantas vezes desistimos de nossa missão no meio do caminho? Ou pior, no início e talvez na reta de chegada, por acharmos que não temos forças ou capacidade para superarmos as adversidades impostas pela vida, ou, ainda, que o sacrifício é muito grande para atingir o objetivo daquela missão. A vida é feita de amor, mas também de determinação e disciplina.

Sua missão

 Muitas pessoas encontram sua missão depois de uma tragédia. Por meio da dor, eclode a força interior, anteriormente latente, numa "zona de conforto". Um exemplo são as diversas histórias de atletas paralímpicos, que precisaram superar as limitações e encontrar um objetivo para continuar a viver.
 Nós temos missões específicas e coletivas.Allan Percy, em seu livro tudo é possível, nos conta em um dos capítulos o drama do químico sueco Alfred Bernhard Nobel, que, em 1867, inventou a dinamite e se dedicou à criação de outros explosivos, úteis no campo da mineração, da construção e da engenharia, mas principalmente na indústria militar, algo que ele não havia previsto. nobel se sentiu tão culpado que precisou buscar um modo de compensar o mundo pelo mal que suas invenções puderam causar quando usadas como arma. Com esse intuito, criou a Fundação Nobel com seu próprio dinheiro, que foi entregue ao Banco Central da Suécia. Os prêmios seriam dados àquelas pessoas que mais tivessem beneficiado o mundo nos campos da física, da química, da medicina, da literatura e em prol da paz.
 Em algum momento iremos lamentar algum erro cometido e a melhor forma de corrigir este erro é através de ações edificantes que possam resultar em benefício do próximo.

Família e trabalho

 Não adianta ser um profissional de sucesso e desprezar a família. O êxito profissional não encobrirá o fracasso nas outras áreas da vida.
 A intuição é essencial para detectarmos as diversas missões que precisamos executar ao longo do caminho. Saber utilizar a intuição de forma eficaz é confiar na inspiração divina.
 Allan Kardec, na questão 573, pergunta: "Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados?"
A resposta da espiritualidade é: "Em instruir os homens, em ajudá-los a progredir, em melhorar suas instituições, por meios diretos e materiais. Mas as missões são mais ou menos gerais e importantes. Aquele que cultiva a terra desempenha uma missão, do mesmo modo que aquele que governa ou que instrui. Tudo se encadeia na Natureza. O Espírito se depura pela encarnação, concorrendo, ao mesmo tempo, para a execução dos desígnios da Providência. Cada um tem sua missão neste mundo, porque todos podem ser úteis em alguma coisa."
 Precisamos acreditar em nosso potencial e aprimorá-lo constantemente. Agir de forma plena, não nos deixando entregar pela ociosidade, pessimismo ou medo. Não existe obstáculo maior que o medo de tentar. Aliás, o medo pode ser o maior obstáculo da vida. Não deixemos que ele seja mais forte que a nossa fé, coragem e esperança, que são o farol a iluminar o caminho a ser percorrido.
Que a vida possa ser iluminada para todos que compartilham o amor. E para aqueles que ainda não entendem este significado, que a Misericórdia divina auxilie estas almas ainda na sombra da ignorância.
Se já sabe qual é a sua missão, mantenha-se firme neste propósito. Se ainda não sabe, busque-a através dos "sinais" de Deus, da oração, do seu eu interior. Como diz um aforismo do rabino Rebbe Nachman: " Todo começo exige que possamos abrir novas portas. O segredo é dar e fazer. Dê em forma de caridade e faça o bem."


Marco Tulio Michalick é autor
de vários livros, entre eles:
O Vidente; Seu Legado para o
 Mundo; Coragem, Esperança e Fé.