quarta-feira, 24 de abril de 2013

A aura humana


Especial / Por Luiz Roberto Mattos

Entenda o que é este campo espiritual e energético que é irradiado ao nosso redor, conforme o que pensamos e sentimos

A palavra aura tem a mesma origem das palavras áurea e auréola. Auréola nos lembra logo aquilo que os livros religiosos, sobretudo a Bíblia, descrevem como existente acima da cabeça dos santos.
A palavra áurea, que vem do latim aurum, é uma expressão de uso simbólico que significa "feito de ouro ou coberto de ouro", brilhante, magnífico, nobre ou de muito valor.
Auréola deriva de áurea. Assim, vemos que a auréola que era vista acima da cabeça dos santos tinha uma cor dourada, ou seja, a cor do ouro, brilhante.
A palavra aura tem também essa mesma origem, porém, o conceito de aura, mais desenvolvido do que o de auréola, em século posteriores, abrangeu a ideia de algo que envolve não somente a cabeça da pessoa, mas todo o corpo.
A aura circunda todo o corpo humano, melhor dizendo, circula o corpo físico e os corpos sutis que envolvem o espírito. Algumas pessoas têm uma ideia de aura fixa, rígida, imóvel, como se fosse uma esfera definida, como uma bolha de sabão, por exemplo.
Se olharmos para uma bolha de sabão, veremos que ela é uma esfera perfeita, e que a sua superfície separa o interior do exterior. E veremos que, de certo modo, a bolha isola e protege o seu interior. O ar de fora não entra na bolha de sabão, nem insetos, nem bactérias, etc. No entanto, a aura não é exatamente igual a uma bolha de sabão.
A aura não é algo definido, rígido, estático, mas algo indefinido, mutável, dinâmico, que altera a sua forma, a sua cor e o seu tamanho a depender de vários fatores internos da pessoa.
Uma das maneiras que considero mais eficazes para se ter uma visualização aproximada da aura e ver como ela se comporta é acendendo uma vela num ambiente escuro. Acenda a vela e observe por um tempo,atentamente, as chamas e a claridade que dela derivam e se irradiam para longe. Pense que o pavio da vela, que pode ser visto sem dificuldade no interior da chamas, é o corpo físico. Podemos ver as chamas, com cores fortes e brilhantes, ao redor do pavio. E essas cores mudam, se alteram, e as chamas não são estáticas, mas muito dinâmicas, ou seja, as chamas se movimentam o tempo todo.
Podemos ver, de certo modo, um limite, ainda que não exatamente definido como a superfície da bolha de sabão, para as chamas, mas podemos perceber que a luz se irradia além das chamas, além do fogo.
Vemos que um quarto pode ser totalmente iluminado por uma única vela, mas podemos ver, também, que a claridade é maior perto da vela, e na medida em que vamos nos afastando da vela, a claridade vai diminuindo. Isso nos mostra que o poder de irradiação da chamas, do fogo, é limitado, e está relacionado à intensidade da chama. Uma fogueira maior irradia luminosidade mais longe do que uma fogueira menor.
Façamos, agora, um paralelo entre a chama e a irradiação luminosa de uma vela a aura humana.

Aura humana
Nós humanos, somos, antes de tudo, espíritos. Assim, estando encarnados, possuímos um corpo físico - o que os espíritos desencarnados não possuem - além do perispírito.
Alguns estudiosos comparam o perispírito ao corpo astral; outros entendem que o perispírito seria o conjunto de corpos sutis, classificados em outras doutrinas como: corpo astral, mental, entre outros.
Entre o corpo físico e o perispírito, temos ainda o chamado duplo etérico (campo bioelétrico), de que não tratou Kardec em suas obras, mas que outros estudiosos trataram, e que posteriormente a literatura espírita passou a adotar também em seus estudos.
Na visão espírita, então, temos a seguinte classificação: o corpo físico, o duplo etérico e o perispírito.
Dessa forma, nossa aura é um conjunto de irradiações em diversos níveis.
O corpo físico irradia calor, e alguns aparelhos modernos podem ver claramente o que se chama de aura de calor. E esse calor pode ser sentido por qualquer pessoa, e, se treinada, pode perceber doenças e desajustes orgânicos a partir da mera percepção de um calor maior, anormal, em algumas regiões corporais.
O campo bioelétrico ou duplo etérico também é chamado de aura da saúde, que normalmente não se expande muito do corpo, podendo ser visto quando olhamos para uma pessoa junto a uma parede branca. Essa aura é azulada, e pode ser vista distante alguns poucos centímetros além do corpo físico.
O corpo astral também emite irradiações. E elas são fruto tanto do que se absorve na esfera ou dimensão desse corpo mais sutil quanto do que pensamos, sentimos, etc.
A aura irradiada do corpo astral não é estática, imóvel, imutável, etc. Pelo contrário, ela se move,se transforma o tempo todo, cresce, diminui, muda de cor, a depender de nosso estado interior. Se sentimos raiva, a cor da aura muda; se sentimos ódio, muda; se sentimos compaixão, muda; se estamos triste, muda, e assim por diante. Cada estado mental, psíquico, e cada estado emocional, faz mudar o formato, a cor e a extensão da nossa aura.
De acordo com alguns estudiosos, a aura humana pode estar bem vermelha, se tivermos muito ligados, de forma bastante desequilibrada, ao sexo, de forma que o pensamento contínuo em sexo, mais o ciúme doentio, faz irradiar uma aura vermelha brilhante. O ódio faz irradiar cor escura, do marrom escuro ou cinza ao preto.
Por outro lado, o intelecto bem desenvolvido e de forma equilibrada faz irradiar uma aura amarela brilhante, da cor do ouro, daí o nome tradicional áurea, e auréola, dos quais derivou posteriormente a denominação aura, mais usada atualmente pela literatura espiritualista.
Quando a pessoa tem a espiritualidade bem desenvolvida, quando já tem certa evolução espiritual, a aura se apresenta em tom azul claro ou lilás. E os espíritos muito elevados - os chamados espíritos de luz - têm uma aura branca, um branco puro, intenso, que, muitas vezes, se assemelha a um holofote, quase impedindo completamente a visualização do ser que está envolto nessa aura poderosa.

Diversas cores
A aura se apresenta em tonalidades e intensidades diferentes em cada pessoa. Se pudéssemos enxergar a aura de uma pessoa, veríamos um tom azulado poucos centímetros além do corpo físico,e uma aura mais extensa e multicor, se irradiando um pouco mais além do corpo físico.
Algumas auras possuem vários metros de comprimento. Pela cor da aura de um encarnado, pode-se saber o seu estado físico, o estado mental, o estado emocional, e seu grau de evolução espiritual. Nossa aura é como a nossa impressão digital. É única e nos identifica. Não há duas auras idênticas, como não há também duas digitais idênticas.
Assim, os espíritos podem nos identificar pela aura, pela sua cor e intensidade. A aura tem um  padrão que varia de pessoa a pessoa.
Um espírito amigo com quem estudei durante alguns anos, um cientista, chamava a aura de "campo vibracional". A aura é um campo de energia, um campo de forças, para usarmos uma linguagem moderna, da física. A aura tem cor, tem cheiro e tem uma vibração própria e derivada de tudo que a forma, que a compõe. Qualquer pessoa pode ser treinada a sentir a aura, pelo menos as mais densas e mais perto do corpo físico. Treinei e desenvolvi a mão direita para ser o meu sensor, e com isso posso sentir campos de energia em aparelhos elétricos, bem como posso sentir a aura, mais curta, mais longa, mais densa, etc., mas não vejo as cores, nem sinto o cheiro das aura, ainda.
Ao aplicarmos passe a um doente, o duplo etérico crescerá, mudará de forma e se tornará mais forte.

O poder da oração
Quando uma pessoa ora, com sinceridade, com sentimento, sua aura se intensifica, muda de cor, cresce de tamanho, e pode influenciar pessoas nas redondezas, e até produzir efeitos curativos.Um passe dado com muito amor produz um efeito magnífico na aura de quem está tomando passe. Um reiki ou johrei dados com amor produzem semelhante efeito! Qualquer trabalho energético feito para curar, quando feito com amor, produz efeito benéfico no paciente. Um enfermeiro ou um médico que atende com amor está irradiando boa energia para o paciente, e pode estar contribuindo mais para a sua cura do que o medicamento químico ministrado.
A aura de Jesus era tão grande e intensa, e tão saudável, que a simples proximidade dela já produzia efeitos de cura, como no caso da mulher que tinha um sangramento que não curava e tocou nas vestes dele. Jesus sentiu o toque na sua roupa, mesmo em meio a uma multidão, pois dele saiu, nas palavras registradas nos Evangelhos, uma "virtude". Devemos considerar que naquele tempo não se falava em energia, nem mesmo em fluidos, termo utilizado no tempo de kardec no século XIX.
Assim, a "virtude" que os apóstolos escreveram, por falta de uma palavra para melhor denominarem o fenômeno, era energia ou fluido, se quisermos usar ainda a terminologia antiga espírita. A aura de Jesus curava muita gente que dele se aproximava.
Uma pessoa que tem amor no coração, equilíbrio emocional e psíquico, e boa saúde física, cura mesmo sem querer, sem ter consciência de que está curando, pela sua mera presença em algum lugar onde haja pessoas doentes.
Estamos o tempo todo dentro de muitos campos de energia no universo. E interagirmos com muitos campos de energia.
Recebemos energias variadas o tempo todo, e também irradiamos energias variadas o tempo todo. Absorvemos as energias que se sintonizem conosco, e irradiamos energias que afetarão pessoas que se sintonizem com as nossas energias irradiadas.
Por isso, é bom termos cuidado com o que comemos, com o que pensamos e com o que sentimos, para termos uma aura global saudável, para contribuirmos positivamente para o bem de todos que nos cercam, e para que não captemos e absorvamos energias não saudáveis.

Nota do editor.: A relação das cores nos chakras e na aura com
as emoções não é regra, e varia, conforme outros relatos.

O perispírito
93, O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?
"Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira".
Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito.
94. De onde tira o Espírito o seu invólucro semi material?
" Do fluido universal de cada globo, razão por que não é idêntico em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa."
a)- Assim, quando os espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio, tomam um perispírito mais grosseiro?
" É necessário que se revistam da vossa matéria, já o dissemos."
95. O invólucro semi material do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?
"Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma vigília, e que pode tomar forma visível, mesmo palpável."

O Livro dos Espírito. Segunda Parte
cap. I. Allan Kardec

O fluido vital
60. É a mesma a força que une os elementos da matéria nos corpos orgânicos e nos inorgânicos?
"Sim, a lei de atração é a mesma para todos."
61. Há diferença entre a matéria dos corpos orgânicos e a dos inorgânicos?
"A matéria é sempre a mesma, porém nos corpos orgânicos está  animalizada."
62. Qual a causa da animalização da matéria?
"Sua união com o princípio vital."
63. O princípio vital reside algum agente particular, ou é simplesmente uma propriedade da matéria organizada? Numa palavra, é efeito, ou causa?
"Uma e outra coisa. A vida é um efeito devido à ação de um agente sobre a matéria.
Esse agente, sem a matéria, não é vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e assimilam."

O Livro dos Espíritos. Cap.IV.
Allan Kardec