quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Grande Cura



Pra você, o que significa estar doente? como percebe que adoeceu? Apenas quando sente dor? Quando os órgãos não trabalham corretamente?
A escola hipocrática separou a medicina da religião e da magia; afastou as crenças em causas sobrenaturais das doenças e fundou os alicerces da medicina racional e científica. Ao lado disso, deu um sentido de dignidade à profissão médica, estabelecendo as normas éticas de conduta que devem nortear a vida do médico, tanto no exercício profissional, como fora dele.
É realmente fantástico o impulso e benefício que a mentalidade ocidental deu no campo da medicina. Porém, apesar de todo avanço tecnológico que conquistamos, não conseguimos trazer um equilíbrio mais profundo para o ser humano. Por quê? porque a medicina, no Ocidente, perdeu a conexão com a alma.
Porém, em épocas mais antigas - dos velhos xamãs e curandeiros - e no Oriente, com as medicinas ayurvédica e chinesa, o homem sempre foi visto como um ser total, ou seja, espírito-corpo. É a visão holística. E mais; o homem sempre foi percebido integrado ao todo, ao universo. Se hoje existem tantas doenças e tanto sofrimento é porque não percebemos a unidade de todas as coisas - a interdenpendência - como diz o budismo.
Como podemos manter um estado de saúde pleno se cultivamos sentimentos de ódio, rancor, mágoa, tristeza...?
Como manter o equilíbrio com pensamentos egoístas, mesquinhos, confusos, sem termos a menor noção do que se passa em nossa mente?
Como ter um corpo saudável quando nos "entupimos" de comida, sem nos preocuparmos com uma alimentação saudável, saborosa e nutritiva?
Como vivermos sem medo, aflições e pressão, se vivemos em uma sociedade competitiva demais, onde a grande preocupação da maioria é ganhar, ganhar e ganhar? Vivemos com medo da violência, mas não fazemos quase nada para ajudar aqueles que padecem na miséria.
Reclamamos do governo, mas o que fazemos para contribuir voluntariamente na educação do povo, este mesmo povo que elege seus governantes?
Reclamamos dos problemas respiratórios, gástricos, mas o que fazemos para manter a serenidade diante das dificuldades que surgem. O que fazemos para preservar o meio ambiente, nossas reservas florestais, nossa água, o meio em que vivemos?
Sinceramente, a grande cura virá quando o AMOR reinar entre nós.

Vítor Rebelo, editor-chefe RCESPIRITISMO.