quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Karma e família


Especial/ Por Bruno Gimenes

A família é o cenário perfeito no qual somos inseridos, porque proporciona inúmeras possibilidades de reajustes

Karma é um termo em sânscrito, e significa ação. Nesse contexto, é uma ação que deve ser tomada para remover ou modificar erros do passado. Na prática, tudo que fazemos gera consequência ou Karma.
A família é o resultado de um processo kármico pelo qual passamos, já que nela foram reunidas, em um mesmo grupo espiritual, almas afins, principalmente no que tange às necessidades de evolução espiritual.
Há uma percepção por parte do ser humano espiritualizado que diz que a Terra é uma escola, porque aqui nos são oferecidas todas as condições necessárias para que possamos evoluir: experiências e situações transformadoras que têm o papel de nos educar em relação aos nossos instintos e estimular a angelitude de nossas almas, através do desenvolvimento do amor.
A família é o cenário perfeito no qual somos inseridos, porque proporciona inúmeras possibilidades de resgates. Nela podem se reencontrar desafetos de outras vidas, assassinos e assassinados, e tantas outras relações mal resolvidas do passado que são rearranjadas na estrutura da família.
Quanto mais próximos estamos de uma ou mais pessoas, quantos mais perto é esse convívio, podemos notar duas situações mais específicas:
Grande afinidade: quando a relação é harmônica, feliz, suave, tranquila e principalmente sem cobranças de comportamento entre as pessoas.
Necessidade evolutiva (resgate): quando a relação é conflitante, conturbada, as emoções positivas oscilam muito com as negativas, o clima é intenso, há grande cobrança de comportamento entre os integrantes do grupo.

Grau de parentesco
São as necessidades evolutivas que determinam o grau de parentesco. A família é a união de espíritos reunidos com o propósito de aflorar as afinidades, bem como o de eliminar a desarmonia e curar o desafeto nas relações. Porém, acreditamos que se só houvessem almas conflitantes em uma família, a reforma íntima e a harmonização entre os espíritos em conflito seriam muito dificultadas. Assim sendo, temos, na família, estreito contato com as almas de maior sintonia também, favorecendo o sentimento de amor e respeito, entre tantos outros.
É comum haver como proposta de evolução na relação entre mãe e filho a necessidade de amar incondicionalmente, a necessidade do desenvolvimento da paciência, da dedicação de tempo, autorrenúncia, entre tantos sentimentos envolvidos em que só quem é mãe sabe.
A relação de sogra e nora, por exemplo, tem como característica típica o afloramento do ciúme, da posse, do apego... por isso é tão comum haver conflitos entre sogra e nora.
Em todos os casos, inúmeras situações mostram, no mundo todo, que famílias podem se harmonizar com grande naturalidade, desde que, em primeiro lugar, estejam dispostas a aprender a amar e principalmente a dizimar as cobranças. Essas cobranças de comportamento são as grandes causadores de conflitos entre as famílias.
Muitas vezes, durante uma vida, notam-se certas mudanças que hora aproximam, hora distanciam as relações. Essas situações podem lhe mostrar a necessidade de harmonização, bem como podem lhe dar indícios de que essa harmonização já está ocorrendo.
Não se entristeça, não se vitimize. Reclamar, lamentar, se vitimizar por conta da sua estrutura familiar é um grande erro que mostra que você ainda não sabe absolutamente nada sobre a importância da família na evolução espiritual.
Não estamos aqui cobrando que seu comportamento seja paciente, sério, sorridente ou que qualquer que seja... Estamos apenas recomendando que desperte para o entendimento da importância da família na sua evolução espiritual. A sua família oferece condições para que aprendizados kármicos aconteçam. Jamais diga que você não pediu para nascer, isso é ilusão. Em muitos casos nós não só pedimos, mas imploramos para nascer. Normalmente, a família é a união de espíritos unidos por "laços" construídos em outras encarnações, sejam eles de amor ou de ódio.
A ação do plano espiritual faz com que tenhamos condições de retornar para uma nova chance, uma nova reencarnação, para repara erros e aumentar acertos, porém, na condição consciencial atual da humanidade, ainda não estamos prontos para reencarnar com total consciência dos acontecimentos do passado sem deixar que essa memória nos atrapalhe o livre-arbítrio.