sexta-feira, 22 de abril de 2011

Evolução


"... uma graduação que vai do mais simples ao mais complexo; do menos organizado ao mais organizado"

Por Hélio Carvalho de Nóbrega

Nos dias de hoje muito se têm falado e escrito sobre macrobiótica, naturismo e vegetarianismo, não só por razões morais, éticas, alimentares e proteicas, mas também e especialmente por um fato intrinsecamente relacionado à escala evolutiva.
Os animais são nossos irmãos menores na escala da evolução, situando-se num estágio imediatamente inferior ao humano. Disse o grande pensador ocidental Teilhard Chardim, que "Deus dorme no mineral, sonha no vegetal, desperta no animal e, no homem, olha para adiante e para trás, pensa e conhece a si mesmo".
Isso significa dizer, de outra forma, conforme nos ensina o Prof. José Hermógenes, "Que o Ser Uno e Único evolui em múltiplos seres. Evolui nos sistemas siderais e nas amebas, nos átomos e nas galáxias. Nas pedras, Ele apenas existe e cresce. Mas nas plantas, existe, cresce, e também sente. Nos bichos, ele existe, cresce, sente e também conhece. Mas só no homem consegue saber que existe, que cresce, que sente e que conhece".
Assim, fomos ontem o que eles são hoje, e amanhã certamente virão a ser o que somos hoje.
Deus, que é onipotente, onisciente e onipresente, não criou nada para se perder. Não criou o vegetal, mineral, animal e o homem para ficarem presos eternamente nos seus reinos e ciclos de vida. Existe uma evolução constante em cada reino, em cada plano existencial, e, em cada espécie, onde podemos observar,segundo afirma o espírito Ramatís, "(...) uma graduação que vai do mais simples ao mais complexo; do menos organizado; do menos sensível ao mais sensível, demonstrando, desta maneira, a evolução física e psíquica nos diversos graus evolutivos, e a passagem gradativa de um reino a outro. Tudo evolui e tudo se transforma. A pedra sublima-se no vegetal, o vegetal no animal e, este, no homem!" Havendo, é claro, períodos intermediários entre um estágio e outro, e uma vez alcançado um estágio, não há retrocesso". Esta é a lei: equânime, justa, divina.
Neste contexto é que não só podemos como devemos encarar as nossas vidas e a nós mesmos como partes integrantes e atuantes de um grande processo evolutivo, onde tudo vêm a ser muito importante para que possamos alcançar o nosso objetivo final, que é a reintegração ao lugar de origem, ou seja: "O seio de Deus". Por isso, é muito importante o encontro consigo mesmo, com seus semelhantes e com Deus.