quarta-feira, 16 de março de 2016

Faça uma limpeza no lixo da mágoa


"Bem-aventurados os limpos de coração,
porque eles verão a Deus" - Mateus 5:8

          Na ecologia da natureza, cada ocorrência tem sua função, visando o equilíbrio. A chuva rega, o ozônio protege, o sol vitaliza, os predadores equilibram um sistema que poderia ser devastado, insetos polinizam visando a continuidade das espécies... Da mesma forma, a vida emocional é um sistema com todos os ingredientes para resgatar, manter e dilatar as expressões da consciência.
          Todos os sentimentos na "ecologia emocional" têm funções corretivas, visando o equilíbrio interior. A frustração, o ódio, a inveja, o orgulho e aqueles sentimentos que culturalmente foram rotulados como sendo ruins, só são tóxicos quando você não sabe quais são suas funções luminosas dentro do seu coração e na sua vida mental. Falta educação emocional para orientar esse processo de conscientização.
          A mágoa, por exemplo, tem duas principais funções na vida emocional e psíquica. A primeira função é revelar algo sobre você que está difícil de aceitar. E a revelação mais comum é sobre como você sempre idealiza as pessoas, esperando demais delas ou sobre como você idealiza o mundo e sus leis. Esse é o aprendizado mais comum para quem se magoa: diminuir as expectativas que se mantém em níveis muito alto, principalmente em relação ao ofensor.
          Outro aprendizado a seu respeito, que também pode ser revelado com a dor da mágoa é que você não consegue dizer não quando é necessário, aumentando os ricos de manipulação e abuso em seus relacionamentos.
          A ofensa é algo que dói muito. Seria insensato pensar que ela não serve para nada. Essa dor é um alerta na vida emocional, chamado você a repensar sua vida, sua forma de olhar, de agir e suas expectativas, sobretudo, para com as pessoas que você tem afeto. Não existe mágoa entre pessoas que não são afetivamente importantes na sua vida.
          A segunda função é desiludi-lo sobre o que você pensa a respeito de quem o ofendeu. A mágoa acontece para reciclar seu conceito sobre quem o magoou. Essa pessoa pode ser muito pior do que você imaginou ou, ao contrário, ela apenas não é quem você presumiu, e isso não significa que ela seja alguém ruim e que lhe queira mal; ela apenas não se encaixa no seu modelo fantasioso de julgamento. A mágoa, nesse caso, serve para você reavaliar sua concepção sobre amizades, parentesco e a convivência de forma geral.
          Quem entende essas funções luminosas da mágoa vê a vida com mais realismo e deixa de fantasiar a família, os colegas, os amigos, os parentes e todos os seus relacionamentos. Ela só se transforma em dor e corrói o coração quando você não entende essa função e prefere escolher as idealizações que você tem do mundo e das pessoas de sua convivência, atolando-se na conduta enfermiça de cobrar, reclamar e até de se vingar, porque as pessoas e as coisas não são e não aconteceram dentro dos seus padrões de expectativa.
          Se você for humilde e disposto a entender melhor a si mesmo, vai concluir que o problema da mágoa é seu e não do outro que você idealizou e, dessa forma, vai extrair de si e do ofensor o que há de melhor, vivendo mais leve e sem amarras, curando sua prepotência de querer tudo a seu modo.
          O melhor efeito desse comportamento corajoso é que a dor da mágoa se dilui instantaneamente quando você reconhece sua parcela sombria de ilusões na dor que está vivenciando. Isso é o verdadeiro ato de perdoar. É você que se liberta ao examinar quais portas abriu em sua própria vida emotiva para que alguém tivesse o poder de ofendê-lo.
          Limpe o coração. Livre-se do peso das más recordações e do ressentimento que consome suas energias. É você que ganha ao perdoar. É vocÊ que melhora ao enxergar Deus por trás do véu das experiências dolorosas da vida. Limpe seu coração para enxergar a beleza que a vida quer lhe mostrar em relação ao futuro.Leveza emocional é abrir a porta para Deus e as energias do bem. Por isso Jesus nos aconselha a limpar o coração para sermos bem-aventurados e podemos ver o Deus que habita em nós.
          Liberte-se! Perdão é algo bom para você e não uma decisão para com o outro. Perdão necessariamente não é com o outro. Perdão é algo a ser feito dentro de você, limpando o lixo que o outro depositou em seu coração, mas sempre consciente de que foi você quem permitiu que esse outro jogasse esse lixo onde não devia, abrindo as janelas sagradas de sua alma para quem não merecia tanta confiança e tanta disponibilidade de sua parte.
          Frase terapêutica: "Os piores inimigos não estão lá fora. Vivem dentro de você."

Texto do livro Jesus, a inspiração das
relações luminosas, pelo espírito
Ermance Dufaux, psicografado
 por Wanderley Oliveira,
cedido pela Editora Dufaux.

Especial / Por Wanderley Oliveira
Pelo espírito Ermance Dufaux