sábado, 17 de julho de 2010

Renovação espiritual


Em o livro dos espíritos, ao perguntar se a destruição é uma lei da natureza, Allan Kardec obtém como resposta que "É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar, porque o que chamais destruição não é senão uma transformação que tem por objetivo a renovação e melhoramento dos seres vivos".
Em primeiro lugar, precisamos entender que ninguém morre. O corpo físico denso se transforma, esteja no fundo da terra ou nas chamas da cremação. O duplo etérico se desfaz e sua matéria sutil retorna ao fluido cósmico universal, conforme explicam os espíritos.
E o espírito? Para onde vai? Para responder esta pergunta corretamente e da forma que ela merece ser respondida, sugiro ao leitor que estude, pelo menos, O Livro dos Espíritos e O Céu e o Inferno. Mas, respondendo de forma extremamente resumida e , por si só, muito vaga, respondo que a pessoa, após a morte do corpo carnal, continua sendo o que é, só que desencarnada!
Em primeiro lugar, é preciso entender que nenhuma pessoa na Terra está vivendo sua primeira existência como ser humano. A natureza não dá saltos. Tudo no universo se encadeia; uma peça se encaixa na outra em um sistema perfeitamente harmônico. Você já viveu outras encarnações aqui na terra e, talvez, até em outro planeta.
Acima do ego, você é uma centelha divina, um princípio inteligente individualizado (individualizado sim, separado não, pois não existe nada que não faça parte do Todo, de Deus, a Realidade Suprema). Por algum motivo, você foi direcionado ao Planeta Terra. Isso significa que está sujeito às Leis que regem este planeta, certo? Fome, frio, calor, sede... viver aqui é estar sujeito às várias forças e necessidades vitais. Terremotos e maremotos, por exemplo, são ocorrências naturais, que têm como causa a própria constituição do globo planetário. Por outro lado, existem determinados eventos planetários que são causados pelo homem, e esta, vai sofrendo suas consequências (superaquecimento da temperatura devido a buracos na camada de ozônio, etc.).
Como eu já disse, a natureza não dá saltos, e, para que você transcenda a necessidade de viver aqui neste planeta e parta para mundos superiores, é necessário todo um processo de evolução, que não ocorre em uma única, mas em inúmeras encarnações.
O Karma, ou Lei de Ação e Reação, é imutável, mas sua aplicação não é rígida. Age com justiça para todos, e por isso é flexível, dinâmica e relativa a cada um.
Então, você já sabe que todos nós já vivemos outras encarnações aqui na terra; sabe que existe uma Lei de harmonia e perfeição que rege o universo; que é " dado a cada um segundo suas obras".
Se você está sofrendo, faça o que Kardec aconselhou: procure as causas na vida presente. Se após um exame profundo e sincero ( o que às vezes é dificílimo) você chegar à conclusão de que nada fez para sofrer tantos infortúnios, então, pode-se dizer que as causas encontram-se no passado distante, antes desta sua atual encarnação. É que somente agora chegou o tempo das sementes daninhas que você plantou na sementeira dos próprios passos darem resultados. Nestas circunstâncias, é preciso buscar forças, cada um do seu jeito, para transformar o sofrimento em lição bendita e passar pelas situações difícies da melhor maneira possível, sempre procurando superá-las. Paz e luz!

Victor Rebelo, editor chefe
RCESPIRITISMO