terça-feira, 19 de julho de 2016

Gratidão


Pessoas gratas são mais saudáveis física e emocionalmente, enquanto os que somente esperam por benefícios sem fim estão sempre em estado de insatisfação


   Pensar em gratidão como consequência do amadurecimento espiritual oferece um novo direcionamento para o ser e um novo foco em sua busca de aperfeiçoamento. Uma pessoa no qual o sentimento de gratidão ainda não floresceu, encontra-se em luta constante contra o ego acostumado a somente receber benefícios, sem o devido reconhecimento ao benfeitor.
O rancor, a agressividade, o ciúme, dentre outros sentimentos de baixo teor vibratório, são formas de interação com a vida durante o estágio de imaturidade espiritual, quando o ser ainda não compreendeu a magnitude do processo que o trouxe à vida e o mantém.
O agradecimento apresenta-se, inicialmente, como um jogo em que o indivíduo expressa seu reconhecimento exclusivamente a uma determinada situação, premiando o benfeitor pelo favor recebido. Mais maduro e esclarecido, no entanto, a gratidão passa a ser expressa por ele como um estado de alma, independentemente da manifestação de qualquer benefício imediato.
Joanna De Ângelis, em seu livro Gratidão, esclarece que para a gratidão ser legítima, o indivíduo precisa possuir um encantamento pela vida, um doce despertar que torna a vida preciosa em qualquer condição em que ela se manifeste. Somente assim ele pode compreender a mágica que existe no ato do reconhecimento e do recíproco beneficiamento.
Mesmo se nos afastarmos um pouco da filosofia rumo a abordagens mais práticas em torno do assunto, ainda assim encontraremos os benefícios da gratidão na saúde e no bem-estar. Pessoas gratas são mais saudáveis física e emocionalmente, enquanto os que somente esperam por benefícios sem fim ou que optam pela análise negativa dos acontecimentos em torno de si estão sempre em estado de insatisfação e amargura existencial, causas potenciais das doenças do corpo e da alma.
Jesus teria nos ensinado uma oração- o Pai- Nosso - na qual o elemento gratidão parecia estar ausente. Mas se tomarmos esta oração sob o ponto de vista de uma busca de uma conexão interior para com Deus (Pai-Nosso que estas nos céus) e o desejo da manifestação divina em nossa vida (venha nós o Vosso reino, onde seja feita a Vossa vontade), vamos compreender o estado de espírito a que Jesus está nos direcionando, um estado em que a gratidão se encontra implícita, porque estaremos vibrando na faixa do reconhecimento da constante presença de Deus em nós.
Francisco de Assis, quando orava, expressava sua gratidão por tudo: pelo irmão Sol, pela irmã Lua, pelos pássaros. pelos rios, pela chuva... um encantamento pela vida que demonstrava, em sua simplicidade de ser, uma incontestável maturidade espiritual que o beneficiava com o equilíbrio e a serenidade diante dos mais duros episódios que experienciou em sua missão na Terra.

Especial / Por Roberto Cabral