sábado, 2 de maio de 2015

A religião e o amor


Em uma época em que o racismo e a violência ainda são tão comuns, vemos o quanto ainda estamos distantes de praticar os ensinamentos de jesus

É de Santo Agostinho a definição de religião. Segundo ele, essa palavra deriva-se do verbo latino religare (religar). Então,sob esta ótica, a proposta da religião é nos "ligar de novo a Deus", do que nos "afastamos" usando mal o nosso livre-arbítrio. Não é, pois, por causa da doutrina do chamado pecado original, que respeito, mas porque nós mesmos "pecamos", dotados de livre-arbítrio e responsáveis pelo que fazemos ou deixamos de fazer.
De um modo geral, direta ou indiretamente, as religiões, principalmente o Cristianismo, pregam o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e o primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é : Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei os profetas" -(Mateus 22: 37 a 40).
"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei,que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecereis todos os que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" - (João 13 : 34 e 35). É isso, realmente, o que caracteriza o verdadeiro cristão. Não são, pois, as crenças e os rituais que fazem do indivíduo um cristão.
E vejamos mais outro exemplo esclarecedor do ensino do excelso mestre:
"Se, pois , ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo" -(Mateus: 5: 23 a 26). Nesse texto evangélico do Sermão da Montanha ou das Bem- aventuranças está a essência do Cristianismos, enfim, da mensagem que Jesus veio trazer para nós. E ela não é para o bem de Deus, para Ele ficar mais feliz e em melhor situação, mas para o bem e felicidade de nós próprios.
Ela nos ensina, ainda, que estarmos bem com o nosso próximo é melhor do que estarmos fazendo ofertas a Deus, que não precisa delas e de nada de nós. Ensina-nos também a grande verdade da lei de causa e efeito, ou seja, da semeadura livre e da colheita obrigatória do que foi semeado. E, ainda, podemos concluir dela mais a grande verdade não ensinada pelos líderes religiosos: a de que só pagamos o que devemos e nada mais. Pago o último centavo de nossa dívida, estaremos, pois, quites.
E isso derruba por completo e de modo claro e inquestionável as chamadas "penas eternas" oriundas das interpretações bíblicas erradas dos teólogos e exegetas do passado.

Estudos bíblicos
Por José Reis Chaves