quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Enigmas da Obsessão


Entenda este mal, que se apresenta de
várias formas e é constantemente tratado nos centros espíritas e umbandistas


Por Paulo Gustavo Tavares


Há muito tempo a humanidade terrena vem sofrendo males causados pelo que denominamos, hojes em dia, no meio espírita e em alguns movimentos espiritualistas, de obsessão.
Diversas calamidades, coletivas ou individuais, foram percebidas ao longo da história, geradas pela ignorância humana, ou seja, pelo pouco esclarecimento e desenvolvimento, moral e espiritual, fazendo assim, perdurar até e principalmente os dias atuais, o ambiente psíquico-energético nocivo e enfermiço.
Segundo Allan Kardec, no livro A Gênese, item 45, "Chama-se obsessão a ação persistente, que um Espírito mau exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diferentes, que vão desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais". Complementa ainda, em O Livro dos Médiuns, item 237: "... o domínio que alguns Espíritos sabem tomar sobre certas pessoas." Como se vê, a obsessão é algo muito sério e merece grande atenção, principalmente dos espíritas, que pelo esclarecimento que recebem, através das obras codificadas por Kardec e de muitas outras obras, escritas através da bendita via mediúnica e também por eminentes estudiosos, têm condições de erradicar, pouco a pouco, esse mal que aflige a humanidade, através da evangelização (elevação dos pensamentos e sentimentos) do homem e da terapêutica espiritual-desobsessiva.
Podemos encontrar nos evangelhos passagens que mostram claramente o fenômeno obsessivo de espíritos desencarnados sobre encarnados. Adaptando à linguagem da época, iremos encontrar relatos de pessoas que estavam sendo perturbadas e adoentadas pela presença dos " demônios no corpo" ou de espíritos imundos. Hoje, esses " demônios" são chamados pelos espíritas de espíritos perturbadores, sofredores, obsessores, ignorantes moralmente e inferiores. Temos, como exemplo, a passagem registrada pelo apóstolo Lucas, cap.9, v.39, que diz: " Eis que um espírito o toma e de repente clama e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado". E também em Marcos 5:8 e 9, que diz: "(Porque lhe dizia:sai deste homem, Espírito imundo. E perguntou-lhe: Qual é o seu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. " Temos como referência também muitas passagens, que deixarei aqui registradas a título de curiosidade e estudo, a quem interessar: Lucas 8:2; Lucas 13:10-17; Lucas 22:31-34; Marcos 9:18-20; Marcos 9:25.
A obsessão é sempre causada pelas imperfeições humanas e pode ser colocada como sendo " a doença dos últimos tempos". E vários são os motivos que levam as pessoas a se envolverem nesse processo doentio, como, por exemplo, a maior das causas, a falta do perdão, que pode gerar até séculos de sofrimento, quando o motivo de uma inimizade , uma ofensa não é resolvida.
Sobre estes fatos, podemos encontrar exemplos muito mais esclarecedores nas muitas obras de Manoel Philomeno de Miranda pela psicografia de Divaldo Franco, em obras de André Luiz, por meio da mediunidade de Chico Xavier, nas obras da querida médium Yvone Pereira e de tantos outros médiuns, espíritos e estudiosos do assunto. Outro motivo que leva à instalação do processo obsessivo é a própria sintonia vibratória com espíritos de baixo nível espiritual que, em se afinizando com nossos propósitos, objetivos e tendências desqualificadas, buscam permanecer em nossa companhia. Quantos casos obsessivos são tratados nas casas espíritas e umbandistas, onde se verificam inimigos em ligações de ódios e vinganças por diversas encarnações! E quantos e quantos sanatórios e hospícios são superlotados por homens e mulheres, que se encontram em perturbações geradas pela cobrança vingativa de inimigos do passado! Muitas técnicas são utilizadas em casas espíritas e espiritualistas, como o trabalho de desobsessão e a apometria,visando " desmanchar", ou melhor, resolver todo o processo perturbador físico-espiritual, através do esclarecimento e do tratamento, tanto da vítima como do algoz obsessor.

Diferentes tipos de obsessão

Existem obsessões em variados graus e apresentando caracteres diversos, desde uma simples influência moral até perturbações profundas, da mente e do organismo físico, podendo levar o obsidiado ao desencarne. Podemos analisar ainda, obsessões individuais e coletivas, algumas com processos mais simples e outras mais complexas, podendo também haver as que são geradas diretamente, ou seja, tendo o obsessor a vontade de predicar a vítima, mas também as obsessões indiretas, onde não há a vontade de maltratar aquele que sofre as consequências, sendo causada assim, pela simples aproximação de um espírito sofredor, que ao lado do obsidiado, se vê aliviado de suas dores e sofrimentos. Segundo Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns, a obsessão se instala em três estágios, tais quais se seguem: obsessão simples, fascinação e subjugação, que estão bem explicadas nesta magnífica obra da codificação, no capítulo XXIII.
Continuando o estudo das obsessões, não podemos deixar de dizer que obsessão não significa apenas a perturbação de desencarnados sobre os encarnados. Vai muito mais além. Existem, nas obsessões, as ações de desencarnados sobre desencarnados; a ação de desencarnados sobre encarnados; de encarnados para desencarnados; de encarnados sobre encarnados - e isso é identificado facilmente quando nós procuramos prejudicar, difamar e se vingar de alguém que nos tenha incomodado por um motivo qualquer, por exemplo, em nosso serviço, na família, etc.; as obsessões recíprocas, ou seja, onde ambos os envolvidos são obsessores um do outro e também, a auto-obsessão, na qual somos nós mesmos os adversários do nosso bem-estar, pois muito nos aprisionamos nas teias dos pensamentos negativistas e pessimistas, que nos sufocam e aprisionam.
Infelizmente, identifica-se por todo o mundo essa enfermidade espiritual, em todos os cantos da Terra, em que encontra terreno fértil para se desenvolver mais e mais com o adubo do negativismo, da impiedade, das paixões, do ódio, do racismo, da ignorância, do sexo desregrado, do desespero, da invigilância, do orgulho e da avareza. Entretanto, apesar de tudo isso, estamos caminhando para o aperfeiçoamento, mesmo que por meio das dolorosas consequências das atitudes e sentimentos semeados ao longo do caminho. E só poderemos libertar essa humanidade da chaga obsessiva quando se abrirem os olhos para enxergar e os ouvidos para ouvir o apelo do mestre planetários para o despertar da consciência.
Jesus ofereceu-nos, para nosso uso, os medicamentos do Evangelho de Luz, receitando-nos o perdão, a compaixão, a espiritualização, a caridade, a felicidade, a humildade, a paz, a luz divina e o maior dos ensinamentos, o pai de todas as virtudes, o Amor incondicional para com todos, libertador de todas as misérias e doenças espirituais que assolam a humanidade, pois o Amor é a manifestação de Deus em toda parte.