domingo, 21 de fevereiro de 2016

Karma. Qual é o seu?

Karma é energia em movimento, uma transformação ou aprendizado necessário para nossa evolução. No movimento espírita é entendido como a lei de ação e reação

Na perspectiva espiritualista oriental, karma significa, literalmente, "ação". Também pode ser entendido como uma energia em movimento, uma transformação ou aprendizado necessário para modificar um estado anterior. No movimento espírita é entendido como a lei de ação e reação.
Costumo ensinar que karma é um erro ou uma atitude faltosa que precisa ser transformada em leveza, neutralidade e amor,ou, ainda, uma ação positiva que resulta em recompensas no tempo oportuno.
Quando o termo karma começou a ser mais difundindo no mundo ocidental e se popularizou, sofreu uma leve mudança no jeito de escrevê-lo: karma e carma são a mesma palavra. Se você, um dia, escrever com C, não se preocupe, pois isso não é um erro!
No mundo atual, o conceito de karma é um pouco diferente do conceito espiritualista oriental que eu citei anteriormente. Hoje em dia, karma se tornou um "apelido" para aquele problema de longa data, algo que lhe incomoda há um bom tempo. Via de regra, é aquele problema que lhe dá uma tremenda dor de cabeça e que parece ser teleguiado.
Você tem um problema que se repete, que normalmente não sai da sua vida, você já fez de tudo e ele não se resolve ou não vai embora? É esse tipo de problema que coloquialmente costumamos chamar de karma.
Seja dito no contexto popular ou não, o fato é que problemas como esse são realmente um karma, porque eles necessitam de uma grande dose de dedicação e atenção para que sejam transformados. E essa transformação só acontecerá por meio do amor. Mas esse amor só será conquistado com muito estudo,dedicação, experiência de vida e muita entrega a um caminho de autodesenvolvimento.

Lei do Karma
Existe uma lei divina, cósmica ou inteligência natural que regula o processo do karma. Assim como quando você joga algo para o alto e esse algo cai no chão porque existe a força da gravidade atuando, tudo, efetivamente tudo o que fazemos ou deixamos de fazer gera karma. O processo que faz essa roda girar continuamente pode ser chamado de lei do karma.
As ações boas trazem consequências boas. Ações ruins trazem consequências ruins. Portanto, o karma pode ser tanto bom quanto ruim.Como os espíritas dizem, é a lei de ação e reação!

A sua missão de vida
Genericamente, grande parte da sua missão de vida é eliminar o seu "karma negativo" acumulado e não gerar outros novos também negativos. Em seguida, ao alcançar uma maior compreensão da vida, dos seus papéis e do seu propósito, a sua missão á a de aumentar o seu nível de karma bom com ações que melhorem você e o mundo. Tudo é karma. O número que a balança te mostra ao subir nela reflete o karma bom ou ruim dos alimentos que você escolheu comer e dos exercícios que você escolheu ou deixou de fazer. O mesmo se aplica para as amizades, a sua saúde, a sua conta bancária e assim por diante.
Quanto mais você viver com essa consciência e perceber essa lei agindo, mais fácil a sua vida vai ficando.
Eu acredito que no dia em que os políticos do Brasil compreenderem a força do karma, nós entraremos em um novo nível de desenvolvimento, com valores elevados e construção de um mundo realmente melhor. Espero que todos nós compreendamos esse tema para sermos espíritos mais consciente de si mesmos.
Muita Luz e cuide bem do seu karma! Grande abraço e até a próxima.

                                                                                 Especial / Por Bruno J. Gimenes