terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A força do pensamento

Autoajuda / Por José Antônio Ferreira da Silva

Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e pela vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites do nosso corpo

É impressionante a maneira como as pessoas estão alienadas em relação a elas próprias. Elas desconhecem, por completo, os potenciais que possuem e sempre se veem como vítimas, seja do destino, do azar ou do que for; sempre esperando alguém que as salve. No entanto, o poder capaz de operar essa mudança em suas vidas não está fora, mas dentro delas mesmas. Na realidade, somos nós, conscientes ou não, que construímos o nosso destino. Por isso, precisamos entender que enquanto continuarmos ignorando nossos poderes internos, nossas vidas continuarão em desajuste.
Pensar é o nosso maior atributo; através do pensamento construímos e, acima de qualquer coisa, modificamos e transformamos não só o nosso mundo interno e particular, como também o universo que nos rodeia e no qual estamos inseridos. Podemos afirmar que é através do pensamento que escrevemos nossos destinos. A tal respeito, ensina-nos o espírito Hammed:
" A força do pensamento influencia o próprio destino humano. O ato de pensar é um dos mais poderosos recursos do indivíduo; é a própria capacidade da mente de transformar ondas energéticas, dando-lhes solidez, forma e sentido."
Dessa maneira, podemos afirmar que somos o que pensamos e tudo provém do pensamento, de modo que é  hora de darmos mais atenção aos pensamentos que alimentamos, às crenças que nutrimos e aos juízos que fazemos, pois são eles que determinam tudo o que estamos vivenciando. Se o que estamos vivenciando é resultado do que guardamos na alma, reciclar e substituir os pensamentos são as melhores maneiras de ajustarmos nossa vida.
Esclarece-nos novamente Hammed que: "(...) tudo o que está acontecendo em tua vida é produto de tuas crenças e pensamentos, que se materializam por fora de ti mesmo; não são, pois nem punições e nem recompensas, mas reações desencadeadas pelas tuas ações mentais."
Não importa por quanto tempo alimentamos pensamentos negativos; podemos começar a modificá-los a qualquer momento. Somos nós quem os escolhemos, mantemos e, consecutivamente, somos os únicos a poder alterá-los.
Se o que estamos vivendo não é bom, com certeza nossos pensamentos e crenças mais profundas também não são, mas podemos começar a alterar essa realidade modificando as nossas atitudes mentais. Somos os grandes responsáveis pelo que estamos vivendo. Sobre isso, esclarece Luiz Gasparetto:
"Somos o que fazemos de nós. Estamos onde nos colocamos. Somos o capitão do barco de nosso destino. Dirigimos nossa vida pelas nossas atitudes. Criamos atitudes com aquilo que escolhemos acreditar."

Disciplina e vontade

Renascemos inúmeras vezes, entre outras razões, para aprendermos a usar os nossos potenciais internos, como a habilidade em lidar com os pensamentos e esse é um dos principais focos da nossa aprendizagem atual.
A evolução é um processo que parte do simples para o complexo. É uma trilha que gradualmente vai capacitando-nos para o uso dos nossos atributos naturais. É imprescindível aproveitarmos cada experiência cada oportunidade de crescimento, compreendendo que quanto mais aproveitarmos, mais evoluímos.
É fundamental, para o nosso aperfeiçoamento, o uso da vontade na disciplina dos pensamentos. Pensar é criar, escolher e construir. Escolher o melhor é tarefa para quem compreendeu que ninguém pode nos fazer feliz, pois, felicidade é conquistada interior e cada um deverá construí-la por si mesmo.
O pensamento não atua somente em torno de nós, influenciando nossos semelhantes; atua principalmente em nós, transformando-se em palavras e ações. Com ele, construímos, dia a dia, o edifício grandioso ou miserável de nossa vida presente e futura.
Se somos os detentores desses potenciais, também somos os responsáveis pela felicidade ou infelicidade que estamos vivenciando. Que pensamentos você alimenta? Que direção dá a seu poder de vontade? Responda a si mesmo!