domingo, 30 de agosto de 2015

Espiritualidade e a cura integral


A cada dia que passa a humanidade tem procurado viver de forma mais integrada. No campo da comunicação, as possibilidades que a internet oferece têm diminuído as barreiras entre as diversas culturas do planeta.Começamos a viver em uma grande aldeia global, onde a interação entre as diversas culturas é cada vez maior. Claro que não podemos acabar com as tradições culturais que cada povo traz; precisamos valorizar e aprender com a diversidade...
Tivemos grandes avanços em termos sociais, como na medicina, nos meios de comunicação...e tudo isso possibilitou que entrássemos na Era da informação, tornando as berreiras entre os povos cada vez menores. Mas todo esse avanço tecnológico não foi acompanhado por uma evolução no campo espiritual.
Claro que progredimos! Apesar de alguns líderes ainda usarem a religião como pretexto para fazerem guerras, a humanidade, como um todo, melhorou muito. Mas ainda vemos muita indiferença, muita valorização dos bens materiais em detrimento de atitudes baseadas na bondade, compaixão, fraternidade,etc.
A medicina se propõe a curar o corpo; a psicologia ajuda o homem a conhecer a si mesmo, mas e com relação às dores morais, à busca por um sentido mais profundo na vida, como faremos? Somente com a valorização da espiritualidade, inerente a cada um de nós, independente do rótulo religioso, podemos encontrar as respostas e o caminho para uma vida mais plena. Temos um potencial incrível e precisamos manifestá-lo em nossas vidas.
Um dos aspectos que têm despertado o interesse das pessoas em relação aos temas espiritualistas é a questão do tratamento espiritual que os centros espíritas, umbandistas, etc. oferecem.
Quando falamos em tratamento espiritual, temos que entender não apenas a cura do corpo físico, mas, sobretudo, a cura da alma.
Os ensinamentos que os espíritos elevados nos transmitem têm como objetivo despertar a consciência humana para seus potenciais divinos. Os distúrbios emocionais e psíquicos, conforme nos ensinam, causam desequilíbrios energéticos que acabam desequilíbrios energéticos que acabam desestruturando a harmonia celular, culminando, assim,nas doenças comumente diagnosticadas pelos médicos. Portanto, devemos entender que a proposta maior de um centro espiritualista não é a de substituir o hospital. Isso seria, até mesmo, contra a legislação brasileira. Sua missão maior é fornecer subsídios para que a pessoa encontre condições para efetuar o seu amadurecimento e equilíbrio espiritual, o que trará, como consenquência, o bem-estar e a saúde física.
Os métodos para alcançar a saúde integral (corpo e espírito) são vários, mas as causas e efeitos dela são o mesmo: paz, amor e harmonia!

Por Victor Rebelo