quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Proteção Espiritual


Por Bruno Gimenes

Saiba quais são as causas do nosso desequilíbrio energético, do ponto de vista espiritual, e como se manter protegido dos ataques externos

Sempre que o assunto é proteção espiritual, normalmente costumamos abordá-lo sob uma visão muito estreita, mas também temos o hábito de considerar que a tão almejada proteção espiritual seja conquistada em algum lugar externo, com a ajuda de uma solução mágica ou com uma receita infalível.
Realmente, existe uma receita para a conquista da verdadeira proteção espiritual, que não é um amuleto, tampouco um patuá ou um ritual específico. Não estou dizendo que alguns elementos externos não sejam ferramentas importantes na busca de um estado seguro de equilíbrio espiritual, entretanto, o principal elemento que determina a genuína proteção espiritual é viver a verdade a cada ato.
Só consegue atingir um estado de proteção espiritual aquele que vive a verdade da sua alma, em cada atitude e situação da vida.

Aura e perispírito

O ser humano é composto por diversos corpos, em diferentes faixas de frequência ou, se preferir, em diferentes padrões de densidade energética. Existem vários tipos de classificação desses corpos, dependendo da doutrina espiritualista. Todas são válidas, conforme o ponto de vista. Na codificação espírita, Allan Kardec simplesmente definiu o ser humano como sendo composto de espírito, perispírito (corpo energético) e corpo físico. Na questão 93 de O Livro dos Espíritos, podemos ler:
"93.O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?
Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira."
Em seguida, Kardec comenta:
"Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito."
Tudo o que acontece no corpo físico reflete-se na estrutura do corpo energético, bem como tudo o que ocorre no corpo energético reflete-se no corpo físico.
O termo aura vem do latim e significa "sopro de ar". Esta questão não foi abordada em O Livro dos Espíritos, mas, na definição do pesquisador e clarividente Wagner Borges, a aura é um "halo luminoso de distintas cores que envolve o corpo físico e reflete, energeticamente, o que o indivíduo pensa, sente e vivencia no seu mundo íntimo; psicosfera; campo energético."
assim como o planeta mantém um campo magnético que o protege quase totalmente do choque com asteróides e cometas, a aura humana serve como um escudo protetor que bloqueia o acesso de forças agressivas vindas de fora.
Mas o que alimenta e constitui todo esse sistema humano? Qual energia é responsável por mantê-lo abastecido? A força da vida, também conhecida como energia vital, prana, espírito santo, chi, ki, manas, etc. Todos estes nomes referem-se à mesma energia. Na doutrina espírita, de acordo com O Livro dos Espíritos, vamos encontrá-la sob o nome de fluido vital.
Recebemos a todo instante um fluxo contínuo de energia vital - oriundo da respiração, da luz do sol, da alimentação e de outras fontes - o qual abastece os nossos corpos energéticos e, consequentemente do corpo físico.

Pensamentos e emoções

Os nossos pensamentos e emoções têm a capacidade de influenciar a qualidade da energia vital que recebemos diariamente. Logo, têm o poder de manter ou piorar nosso padrão energético.
Pensamentos e emoções desequilibrados frequentes também desarmonizam a aura, este nosso campo sutil que nos protege das influências externas de diversos aspectos.
Portanto, fica claro que toda proteção efetiva começa na consciência de cada um.
Orar e vigiar a qualidade das emoções e dos pensamentos é o melhor caminho. Conforme as suas crenças pessoais, você pode utilizar, como ferramenta, a leitura de salmos, orações específicas, simpatias e rituais de proteção...entretanto, a força que alimenta a sua proteção espiritual é basicamente consciencial.
Ninguém que esteja com um vazio consciencial enorme dentro do peito conseguirá uma proteção espiritual real e duradoura utilizando-se apenas de elementos externos.
Podemos sofrer invasões energéticas nocivas de diversos aspectos, mas para facilitar o entendimento, vamos resumir em apenas dois tipos:

Espiritual/mediúnico: entidades espirituais desencarnadas agem interferindo na harmonia energética de uma ou mais pessoas.

Mental/emocional: a energia de pensamentos e emoções negativas age de forma nociva na aura de uma ou mais pessoas.
Quando dois corpos se unem, depois deste encontro, jamais serão os mesmos, energeticamente falando. O tempo todo trocamos energias sutis com os ambientes e pessoas as quais temos contato, e nem sempre doamos fluidos de boa qualidade, bem como podemos receber fluidos nocivos. O segredo não é apenas saber bloquear as influências nocivas, mas, saber transmutá-las quando absorvidas.

Transmutando energias

E como limpar-se de energias nocivas? Como proteger-se?
A humanidade no século XXI está sendo banhada por uma chuva de informações acerca da evolução espiritual, das curas naturais e da espiritualidade em geral jamais antes imaginada. Aproveitando este momento primoroso, devemos incorporar em nossos hábitos diários atitudes voltadas não somente para o bem-estar do corpo físico, mas também do corpo energético. E o que pode ser feito para "purificar" e "alimentar" o corpo energético?

Orar: Ore todos os dias! Chame esta prática de prece, oração ou reza, o nome não importa. O que realmente interessa é que você reserve dez minutos, três vezes ao dia, para se sintonizar com a Força Maior ou Deus. Mas é bom que você saiba que a prece mecânica, a qual não é feita com gratidão, não funciona.

Amar, perdoar e aceitar:
Colocar amor em todos os atos conscientemente desenvolve a aceitação e o perdão nas situações conflitantes da vida. Esses momentos, quando não contornados com a força do amor, podem produzir grandes perdas de força no campo de energia humano, e assim facilitar os ataques.
Estudar sempre: jamais deixar de aprender sobre o grande mistério da vida, sobre a relação entre Deus e o homem, sobre a cura da alma e a elevação da consciência como um todo.
Buscar a verdade: Focar na sua missão espiritual desta existência física. Viva a sua vida física como achar que deve ser viver, todavia, jamais se distraia do fato de que toda alma encarnada neste mundo tem um propósito e que a forma mais plena de existir é encontrar e realizar este propósito.
Práticas saudáveis: Receber passes nos centros espíritas ou umbandistas, fazer yoga, reiki, exercícios físicos, práticas bioenergéticas, meditações, rir bastante...

Mitos ou verdade?

Amuletos: São artefatos, normalmente produzidos pela combinação de elementos naturais (cristais, ervas, metais, etc.) que, quando carregados com a força de uma intenção maior, os tornaria capazes de fortalecer a aura de quem os utilizar. São ferramentas, mas não são essenciais. Toda proteção começa em você!

Corpo fechado: É apenas um termo utilizado de forma coloquial para remeter a um indivíduo que tem um campo áurico mais forte e autocentrado.
Por outro lado, "fechar o corpo" seria muito nocivo porque implicaria em bloquear a passagem de qualquer tipo de energia, inclusive, aquelas das quais necessitamos. Limitaríamos demais nossos relacionamentos com as pessoas e ambientes. Neste conceito técnico, ter o "corpo fechado" seria uma condição muito precária de viver.

Ressonância ou sintonia espiritual: O que você pensa, sente e acredita está sempre ligado ao que você manifesta em sua constituição áurica, e, por conseguinte, determina a sua sintonia espiritual. Em se tratando de invasões espirituais, cada pessoa se sintoniza com os espíritos semelhantes em condições mentais,emocionais e morais. Mudando esses aspectos no indivíduo, a sua ressonância ou sintonia mudará na mesma proporção. Portanto, é a reforma íntima a porta de entrada para uma condição de proteção espiritual.

Prática bioenergética

Este é um exercício que gera benefícios incríveis, os quais são percebidos já nas primeiras práticas. Faça todos os dias, de preferência logo que se levantar e também um pouco antes de dormir. Faça também a qualquer hora, sempre que sentir tensões, preocupações, medos ou ansiedade. É simples, eficiente e não requer nenhuma condição especial ou diferenciada para que seja feito, apenas que o praticante se entregue de coração aberto. Inclusive, pode ser feito no banco de um ônibus, avião, trem ou metrô. Pode ser feito também em pé. O tempo médio é de cinco a dez minutos:
Se acomode na condição que você escolher, mas procure relaxar as suas tensões iniciais,fechando os olhos e fazendo no mínimo vinte respirações bem profundas, trocando todo o ar dos pulmões. É importante que as respirações sejam realmente profundas e que você se concentre no ciclo respiratório do ar entrando e saindo.
De acordo com a sua fé, peça proteção e amparo espiritual para a sua prática.
Imagine, visualiza, perceba ou acredite que uma luz violeta entra pelo alto da sua cabeça e suavemente flui até os seus pés, preenchendo todo o seu corpo e alimentando a sua aura. Acredite que esta luz purifica as suas tensões, elimina o cansaço e transmuta as emoções negativas em positivas. Respire conscientemente esta luz.
Procure imaginar, sentir ou apenas acreditar, que a luz violeta dá lugar a um facho de luz branca, o qual vem do céu e entra pelo alto da sua cabeça. Concentre-se em sentir, perceber, acreditar que esta luz vai passando por todo o seu corpo, da cabeça aos pés. Acredite que esta luz tem o poder de energizar o seu corpo e elevar a sua alma. Respire conscientemente esta luz branca.
Por último, perceba, acredite, visualize ou sinta que agora é uma nova luz, de cor dourada, a qual vem do alto e entra pelo topo da sua cabeça. Acredite que esta luz lhe oferece o benefício da proteção e da sintonia com o Bem Maior. Sinta ou visualize que esta luz dourada lhe envolve como que em um tubo iluminado, lhe trazendo total proteção e confiança. Respire conscientemente esta luz dourada.
Enquanto desfruta dos benefícios desta simples e eficiente prática, agradeça ao Deus de sua fé por todas as bençãos recebidas. Então, abra os olhos novamente e viva o que tiver que viver com mais alegria, disposição e proteção energética.

Técnica de combate às cinco sombras do ego

Há sombras sentadas na janela do seu ego. Elas assediam sua mente, drenam suas energias e espetam seus sentimentos. Elas habitam em você mesmo, atraindo, por sintonia, as péssimas vibrações  e certas entidades extrafísicas que se aproveitam dos detritos psíquicos deixados por elas em seu viver.
Essas sombras são cinco e são muito queridas ao seu ego. Embora você não perceba, elas fazem parte de sua vida íntima mais do que ninguém.
Estão tão aderidas à sua psique que você nem percebe os danos que elas causam em seu ser. Parece até que elas fazem parte de você, mas isso não é verdade. Elas são parasitas de seus melhores potenciais e são elas que detonam seus melhores projetos.
Essas cinco sombras que moram em seu ego são a sua miséria interna, a sua pobreza espiritual. Elas são piores do que as doenças físicas e os problemas de relacionamento humano. Elas são o seu pior karma, pois estão dentro da sua alma, corroendo seus sonhos e suas habilidades. São assaltantes espirituais, verdadeiras espoliadoras de sua luz interna. Sabotam-no por dentro, sem que você note, pois são exímias mestras em camuflagem emocional. Fazem-no pensar que os outros é que são os causadores de seu desequilíbrio interno.
Essas sombras machucam e confundem o seu emocional, levando o seu discernimento para o buraco.
Quem são essas sombras, afinal?
São seus velhos amigos de sempre (acompanham-no há tantas vidas):
Arrogância, egoísmo, tristeza, ódio e falta de espiritualidade.
Há quase 2 mil anos, jesus deu a melhor técnica para combater essas sombras: "Orai e vigiai!"
Parece que, daquela época para cá, nós ainda não aprendemos isso direito-muito embora vários  mestres tenham ensinado a mesma coisa com outras palavras. Talvez os homens de hoje não valorizem bem esse ensinamento de jesus por considerá-lo muito antigo ou muito envolvido em parâmetros religiosos "bolorentos".
Baseado nisso, sugiro uma nova abordagem do "Orai e vigiai". É apenas uma tentativa de mostrar essa técnica de outra maneira. Talvez, assim, os homens de hoje entendam melhor a magnitude desse ensinamento de jesus. Usando o dinamismo dos tempos modernos, vamos direto à questão:

Melhore seu discernimento:
Estude, medite, trabalhe, esforce-se mais espiritualmente.

Aumente sua compaixão por todos os seres:
Elimine os preconceitos, de qualquer espécie. Não seja radical em coisa alguma; abra a mente, dissolva as "melecas" emocionais (medo, ciúme, raivinhas, mal entendidos e coisinhas mal resolvidas), liberte-se das culpas e repressões do passado, irradie amor profundo por todos os seres (terrestres, extraterrestres, encarnados, desencarnados, animais, vegetais, minerais, qualquer um em qualquer lugar); amplie a alegria e espiritualize seus sentimentos.

Tire as cinco sombras de sua janela e coloque no lugar os "três bons": bom senso, bom estudo e bom humor.
A vida está difícil, mas com as cinco sombras agarradas em seu ego, tudo fica mais pesado. Avalie o que você está lendo aqui e sinta-se à vontade para sorrir e desintoxicar sua vida.
Fique bem!
P.S.: O fato de ter escrito esse texto não significa que eu já tenha vencido as minhas cinco sombras. Contudo, estou trabalhando e progredindo. Também estou alegre de ser espiritualista, e isso conta muito em minha consciência.

Wagner Borges é pesquisador espiritualista e escritor.