segunda-feira, 4 de julho de 2016


O que é mediunidade de cura?




Em um tratamento espiritual, os espíritos podem ser, eles mesmos, os agentes principais da cura ou podem apenas auxiliar um processo que é conduzido ativamente pelo magnetizador

      É o tipo de mediunidade em que ocorre o fênomeno das curas ou cirurgias espirituais. Esses médiuns podem,com a ajuda direta ou indireta dos espíritos, abrir o caminho para aliviar e curar uma pessoa. Dizemos "abrir o caminho" porque ninguém pode curar alguém que não deseje ser curado ou que possua um forte karma (lei de ação e reação) que a leve a passar pelo estado de doença, não por punição, mas simplesmente como efeito de suas próprias atitudes.
          Diz Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns curadores - Os que têm o poder de curar ou de alivirar os males pela imposição das mãos ou pela prece. Esta faculdade não é essencialmente mediúnica, pois todos os verdadeiros crentes a possuem, quer sejam médiuns ou não. Frequentemente não é mais do que a exaltação da potência magnética, fortalecida em caso de necessidade pelo concurso dos Espíritos bons".
          Em um tratamento espiritual, os espíritos podem ser, eles mesmos, os agentes principais da cura, ou podem apenas auxiliar um processo que é conduzido ativamente pelo magnetizador, por meio da aplicação de passes, reiki, johrei, etc., como nos casos em que o médium doa seu magnetismo a uma pessoa e há espíritos auxiliando com uma doação extra de energia curativa e harmonizando o padrão psico-emocional do magnetizador e do paciente.
          Mas pode ocorrer de o magnetizador atuar como médium,participando mais passivamente, realizando aquilo que chamamos de mediunidade passiva de cura. Neste caso, ele apenas cede seu veículo físico ao espírito, que se manifesta por meio do médium, assumindo suas funções e movimentos (transe de "incorporação"), e o próprio espírito realiza a cura. Aqui o médium se encontra passivo e, às vezes, inconsciente, enquanto o espírito faz todo o trabalho.

Imposição de mãos

          Estas duas formas de tratamento ainda podem ocorrer com ou sem intervenções físicas. No primeiro caso, o médium "incorpora" um espírito que, utilizando- se de objetos físicos como facas tesouras, agulhas, pomadas, ervas e outros tipos de materiais, trata o atendido. A cura sem intervenção física usa apenas a energia curativa emanada do magnetizador ( também chamado nos centros espíritas de médium passista) e dos benfeitores desencarnados. Tanto a intervenção física quanto a não- física podem ser chamadas de cirurgia espiritual.
          Existem as cirurgias espirituais físicas, com cortes, e as energéticas ou não- físicas, que são naturalmente sem cortes.
          No caso de um curador utilizar apenas a imposição de mãos para tratar um doente, esse processo não pode ser considerado mediúnico, posto que não há aí uma ação direta de nenhuma entidade, e todo o processo ocorre pale atuação do magnetizador. Isso não significa, contudo, que os espíritos benfeitores não estejam agindo em benefício do doente, mas não há, neste caso,a ideia da intervenção necessária entre o médium e o espírito. Neste caso, uma pessoa que aplicar um passe magnético, mesmo que esteja em um centro espírita, não estará exercendo uma função mediúnica, mas apenas utilizando um fluido próprio, que integra o potencial curativo do seu organismo e do seu campo bioeletromagnético, e transmitindo a outros.
          Porém, durante os passes nos centros espíritas, geralmente os espíritos benfeitores se aproximam da aura do magnetizador, harmonizando-o e controlando, ainda que de forma sutil, às vezes imperceptível, as energias doadas.
          Da mesma forma ocorre no reiki, no johrey, na cura prânica, na polaridade, e em outras técnicas de cura por imposição de mãos.
          A transmissão da energia magnética não passa de um indivíduo ao outro apenas pela imposição de mãos. Ela também pode ser irradiada pelo olhar, por um gesto, pela simples presença e também à distância, não importa o quão longe esteja o curador do atendido.
          Existem indivíduos que têm o dom da cura trazem essa habilidade de existências passadas. Outros curadores, no entanto, podem receber o treinamento adequado e se tornarem curadores.
Há um terceiro caso em que um espirito, antes de reencarnar, aceita a missão de ser, na terra, um médium de cura e, para isso,ele precisa apenas ser um bom veículo de expressão para que os espíritos benfeitores trabalhem por meio dele, a fim de levar a cura a milhares de indivíduos e expandir a espiritualidade. Os espíritos que escolhem essa missão, muitas vezes, têm a oportunidade de se tornarem canais de cura dos espíritos superiores para que, assim, possam reparar uma parte ou até mesmo a tonalidade do mal que fizeram em vidas passadas.
Uma das grandes provações do médium de cura e não se deixar levar pelas tentações do orgulho e da vaidade. Quando o médium começa a ser solicitado, admirado e requisitado, fica famoso e muitos começam a adorá-lo como um ídolo. O ego pode atrapalhar sua missão, e a uma grande chance de ele cair, estragar tudo e perder uma valiosíssima oportunidade de ajudar as pessoas. Há muitos médium de cura que cairam por sua vaidade e perderam a oportunidade de expandir ainda mais seu trabalho. Quando isso ocorre, a plêiade de espíritos que o acompanhavam em sua missão deve procurar outro veículo disponível para o mesmo tipo de trabalho.

                                         Hugo Lapa realiza atendimentos
como terapia de vidas passadas.