domingo, 6 de outubro de 2013

ESTÁ CHEGANDO A HORA.

    Venham conferir com seus familiares e amigos, esta confraternização onde tudo está sendo elaborado para vocês. Toda a arrecadação será revertida para a construção da sede própria da CERS, para um melhor atendimento espiritual e amparo social aos nossos irmãos necessitados. Esperamos vocês.


Venha você também participar do COSTELÃO DANÇANTE E 3º Encontro Fraterno da Casa Espírita Raio de Sol, que será realizado em Biguaçu no Samburá Esporte e Lazer, no Bairro Fundos.

  • Teremos música ao vivo;
  • Recreação Infantil;
  • Feira de Livros;
  • Entre outros eventos.

Adquira seu convite na recepção da Casa Espírita Raio de Sol, ou pelos telefones (48) 8422-7767 ou 8808-3706.

Clique no nome p/ ver o mapa: Samburá Esporte e Lazer.

Para aqueles que desejam adquirir o convite para o Costelão Dançante, temos também dois postos de venda.
1º situado em Biguaçu, na loja Elizandro Calçados, na rua João Pessoa, nº 39, sala 02 - Centro, em frente a loja do Boticário;
2º situado em São José, Consultórios Medley, na rua Santo Antônio, nº 37 - Barreiros, em frente a Faculdade Estácio de Sá, com Fabiane ou Tábata.

Ser médium

Especial / Por Ricardo de Lima

Para atender a um determinado fim, se faz necessário se manter sempre atualizado... Ser médium é ter o compromisso consigo mesmo de melhorar a cada dia

É muito comum, no dia a dia, quando alguém descobre que somos espíritas,vermos uma reação de surpresa. A segunda reação vem em forma de pergunta certeira: você é médium?
E o que é ser médium? Médium, como definiu o amado codificador, é o intermediário entre o mundo espírita ou dos espíritos, e o meio ou o instrumento de comunicação entre dois mundos...
Dentro da classificação Kardequiana, todo mundo é médium, em maior ou menor grau, mas assim classificamos apenas aqueles que recebem comunicações analisáveis, ostensivas.
Emmanuel, ampliando o conceito de Allan Kardec, em Seara dos Médiuns, diz que o pensamento é a linguagem universal, emitimos ondas de pensamentos e recebemos outras sem que percebamos isso, desenvolvendo o conceito de sintonia.
Partindo destes princípios, entendemos o médium como um intérprete  do pensamento dos espíritos.
Numa pálida comparação, poderíamos dizer que o médium é como um aparelho de TV que recebe ondas, decodifica e transforma em imagens e sons, para proporcionar a terceiros uma interação. A qualidade do que se ouve e vê está subordinada à capacidade da antena. O que difere o médium do televisor é que a TV  é um equipamento estático que apenas decodifica e transmite, enquanto o médium recebe um conteúdo em forma de pensamentos, traduz em palavra falada ou escrita, mas que, para que isso aconteça, um veste o pensamento do outro, resultando em uma parceria.
Gosto muito da didática comparativa de Hermínio Correia Miranda: imaginemos que o pensamento dos espíritos seja uma tinta azul; o do médium, uma tinta amarela. O resultado da comunicação mediúnica será sempre verde!

Aprimoramento
Sendo assim, se faz imprescindível ao médium que queira exercer o seu trabalho com fidelidade:
Autoconhecimento: conhecendo sua forma de falar, as palavras que usa, seu estilo de linguagem, vai saber o quanto está ou quando está se colocando no meio da comunicação, para que esta, como exemplifica Hermínio Miranda, flua com menos amarelo e com mais tonalidade possível do azul.

Transformação moral: pois como dissemos antes, o pensamento é a linguagem e seletor de sintonia com os espíritos. Se cultivo hábitos e pensamentos elevados, tenho por hábito sintonizar-me com espíritos elevados e assim sucessivamente. Se não tenho esse hábito, se faz necessário pensar no bem e agir no bem. No campo da transformação moral, o médium tem que ter, no mínimo, humildade como meta, pois como é passível ao erro, como todo ser humano, precisa saber ouvir outras pessoas mais habituadas a lidar com o fenômeno mediúnico; o melindre no trato com a mediunidade é um mal a ser transformado em virtude.

Estudo: O estudo tem duas vertentes.
Estudo doutrinário - Objetiva dar base de avaliação do conteúdo extraído da comunicação com o mundo espiritual, e subsídios sólidos para funcionar como vacina contra embustes de espíritos menos dignos, além de ser um manual que utiliza da sublime ferramenta chamada mediunidade.
Conhecimentos gerais - todo o conhecimento, tanto desta como de outras romagens no mundo, ficam arquivados no espírito. No momento do transe, o espírito comunicante usa o inconsciente do médium como "matéria-prima" para vestir o seu pensamento. Usemos um comparativo atual como exemplo: hoje, usufruímos de computadores para uso doméstico, que possuem uma configuração básica, mas se formos trabalhar com desenhos, vamos precisar de um software que atenda a essa necessidade. Assim, cada conhecimento adquirido é como se nós adicionássemos ao computador recursos para facilitar o uso. Para atender a um determinado fim, se faz necessário sempre se manter atualizado; assim, o estudo constante se faz imperioso para quem quer ser um bom intermediário entre os dois mundos.

Um grande médium
Como sempre temos em nosso meio resquícios de conformismo e, às veze, certa preguiça, é comum ouvir algumas afirmações: " Existiram excelentes médiuns que foram iletrados" nesta existência... "Mas e Chico Xavier? Emmanuel dava aulas a ele para suprir suas deficiências..." Respondo: Chico Xavier reencarnou com um trabalho definido e nós estamos ainda nos definindo no trabalho!
Queremos chegar e galgar o mundo de regeneração e os mundos superiores e a cada dia podemos dar um passo importante. Eu posso estar no exercício de uma mediunidade que pode ser melhorada numa próxima existência. Se retardo esse trabalho, é como se retardasse a semeadura. Se não planto no momento certo, corro o risco de não ter o que colher em tempo. Se perco o tempo de semear, será óbvio que não terei o que colher.
Sendo assim, ser médium é muito mais do que pensam os neófitos do Espiritismo, que muitas vezes buscam uma posição de destaque na casa espírita.
Ser médium é ter o compromisso consigo mesmo de melhorar a cada dia.
Aprender sempre, o que é muito mais que decorar: é pegar os ensinamentos torná-los atos.


Ricardo de Lima é orientador sócio educativo.