terça-feira, 1 de abril de 2014

Consciência e evolução

Por Victor Rebelo, editor-chefe

Tudo na vida é um reflexo da aspiração que a alma sente por sua natureza Divina. O Ser, iludido por uma percepção individualista de si mesmo, aspira por um sentimento transcendental, com o qual ele possa se sentir plenamente integrado com o Todo (natureza e pessoas). Quando o Ser atinge este grau de percepção, "torna-se Um com o Pai", reconhecendo a presença divina em si mesmo, em todos e em tudo. O egocentrismo deixa de existir. Ele abandona sua personalidade sem perder sua individualidade. Viver para o bem de todos é como viver para o seu próprio bem, não existe diferença. Porém, esta Realização, este Despertar, é um processo gradativo, depende do rumo que o espírito tomar em sua jornada evolutiva, através de suas encarnações e além delas. Depende, também, da sinceridade de suas escolhas e da força de vontade em persistir no caminho escolhido. Mas tudo isso precisa ter como base uma compreensão da vida que se aproxime cada vez mais da Verdade. Disse Jesus: "Conhecereis a verdade e ela vos libertará".
Precisamos aprender a ouvir nossa consciência. Ela é pura, imaculada, é o reflexo da Realidade Suprema em nós. É o que muitos chamam de Cristo ou Buda interior. É através dela que poderemos nos sentir "Um com o Pai".
Já a personalidade ou persona não possui essência. O que fomos na última encarnação, já não somos nesta. Algumas tendências, ainda gravadas em nosso subconsciente, podem persistir, mas não podemos dizer que somos a mesma pessoa. O amigo que tanto estimamos, amanhã, poderá nos inspirar ódio. A verdade que preservávamos ontem, hoje, destruímos com nossas dúvidas, para, amanhã, ampliarmos nossa visão. Este é o infinito ciclo da evolução espiritual. Para isso ocorrer da forma mais "suave" possível, precisamos ter humildade para reconhecer quando estamos equivocados em nossos pontos de vista ou quando é hora de expandirmos nossa percepção. Precisamos acabar com nossos preconceitos. Não podemos ter a prepotência de achar que nosso caminho espiritual é o melhor. Como se diz no Taoismo, "aquele que sabe, não fala; aquele que fala, não sabe".
O mal não existe como essência. Isso ocorre devido às trevas da ignorância e do desequilíbrio que habita em nós. Conforme a Luz da verdade ilumina nosso Ser, nosso grau de compreensão da vida se amplia e, junto a ele, um sentimento profundo de compaixão, resultado do amor incondicional.
Toda violência é uma forma deturpada e desesperada de buscarmos o bem. O ladrão que rouba, por exemplo, também usa suas qualidades divinas, como a coragem e a inteligência, porém, devido a uma falta de compreensão maior da vida e, consequentemente, a uma falta de amor, mata um ser humano em busca de valores materiais. E nós, o que fazemos além de punir?
Precisamos percorrer o caminho da evolução educando e amparando. Para o espírito iluminado, amar ao próximo, a Deus e a si mesmo é a mesma coisa. Todos somos Um e o caminho da paz é através do amor e do autoconhecimento.