domingo, 9 de março de 2014

Emoções que curam

Todo sentimento dentro de nós é um indicador,
uma pista sobre nossas necessidades
e também sobre nossos talentos

Eu havia acabado uma palestra e estava autografando os livros,quando fui abordado por uma mulher um tanto apavorada que "furou" a fila e disse:
-Aquele caso que você contou me deixou com muito medo. Você não deveria falar essas coisas em palestra.
-Entendo senhora- respondi calmamente.
-E agora, o que eu faço com esse medo?
- O medo é um sentimento muito positivo. Ele é um indicador de que realmente aquilo que tememos pode nos lesar ou prejudicar de alguma forma. No fundo, ele surge para que nos preparemos melhor para enfrentar aquilo que tememos.
-Mas agora eu vou ficar com muito medo daquilo que você disse - insistiu ela.
- Que bom para a senhora. Faça as pazes com seu medo e oriente-se por ele. Prepare-se melhor a respeito do assunto que explanei. Seu medo é seu amigo e não seu inimigo. Ele só aparece diante daquilo que precisamos enfrentar e nos convida a melhor nos preparar para esse fim.
-Mas em uma palestra espírita o senhor deveria dar esperança e não provocar medo.
-Observe a senhora que, a respeito do caso que contei, todos o ouviram com bom-humor e alegria. Aliás, já contei esse caso inúmeras vezes em palestras e nunca ninguém teve essa sua reação. O medo também pode ser um ótimo caminho para a esperança.
-Mas - continuou ela, que estava mais a fim de me provocar que aprender - e o que eu faço agora com esse medo.
-Senhora, o medo é seu. A lição é sua. Medite e encontre seu caminho. Enfrente-o e descubra o que ele quer lhe dizer.
- O senhor é responsável por ele - disse de forma mais agressiva.
- Desculpe, mas agora você passou dos limites. Eu respondo por mim e se você está acostumada a responsabilizar as pessoas pelas coisas que você sente, faça um favor a você mesmo: busque tratamento e que Deus te abençõe os caminhos.
Contei esse caso apenas para ilustrar que uma pessoa com medo pode se tornar extremamente manipuladora, mas também poderia ser uma cultivadora da tristeza.

Influência do medo

A relação entre medo, culpa, raiva e tristeza é algo mais intenso e comum em nossas vidas do que imaginamos. Uma pessoa, por medo, pode fazer algo que se sinta culpada e ficar triste consigo própria. Depois, em outro momento, pode sentir raiva de tudo isso. Esses quatro sentimentos estão muito presentes e próximos no comportamento humano.
É esse o tema do novo livro da autora espiritual Ermance Dufaux, lançado agora no mês de novembro de 2013. O títulodo livro é Emoções que Curam - culpa, raiva e medo como forças de libertação, Editora Dufaux, de Belo Horizonte (www.editoradufaux.com.br).
Nós não temos nenhum sentimento destrutivo, nem negativo ou ruim como costumamos dizer. Todo sentimento dentro de nós é um indicador, uma pista sobre nossas necessidades e também sobre nossos talentos.
Infelizmente, não fomos educados para saber o que fazer com o que sentimos. Por essa razão, temos reações muito nocivas à nossa paz e tomamos atitudes infelizes, como fez a senhora do caso, que veio me provocar e me responsabilizar pelo que ela sentia.
As atitudes podem ser destrutivas, os sentimentos não. Isso é o que demonstra Ermance Dufaux em seus textos.
Sentimentos como a culpa, que tanto sofrimento tem causado, quando bem gerenciado se torna um fantástico aliado da nossa vida. Enfim, quaisquer sentimentos dentro de nós têm uma função luminosa. Nós é que não fomos educados emocionalmente para entendê-los e aproveitar suas orientações saudáveis e libertadoras.
Nessa nova obra mediúnica vamos encontrar diretrizes seguras e casos ilustrativos que vão nos auxiliar a ter reações mais inteligentes e promotoras de harmonia para nossa existência.
Seguem alguns dos temas abordados em Emoções que Curam - culpa, raiva e meso como forças de libertação: Transforme sua raiva em soluções; Palavras de uma mãe sobre culpa; Efeitos energéticos da carência afetiva e da solidão; Como se tratar diante das frustrações, entre outros.

Série Harmonia Interior

Com esse livro, a autora espiritual encerra a série Harmonia Interior, composta pelos seguintes livros publicados pela Editora Dufaux: Laços de Afeto - caminhos do amor na convivência, Mereça ser Feliz - superando as ilusões do orgulho, Reforma Íntima sem Martírio, Escutando Sentimentos, Prazeres de Viver, Diferenças não são Defeitos e Emoções que curam -culpa, raiva e medo como forças de libertação.
Aprender a conviver com nossos sentimentos e saber para que serve cada um deles, sem dúvida, é um caminho seguro e curativo que nos conduz às lições do evangelho e da doutrina espírita.
A luz espalhada por Ermance Dufaux com seus livros é um verdadeiro presente dos céus em favor da implantação do bem na Terra. Nossa gratidão eterna a essa benfeitora querida.

Wanderley Oliveira é terapeuta holístico, tem 18 livros 
psicografacos e é palestrante espírita, natural de Belo Horizonte.