domingo, 13 de junho de 2010

Mediunato: a mediunidade para o Bem

A mediunidade está reservada a sublime missão educativa dos sentimentos, para promover a melhora moral do planeta

Todo homem pode tornar-se médium; mas a questão não é ser médium, o que depende das qualidades morais. É verdade que os espíritos se comunicam com homens de todas as condições, mas com a missão de os aperfeiçoar, se suas qualidades forem boas. E operam esse aperfeiçoamento submetendo-os às mais duras provas para os purificar, provas que o homem de bem suporta sem desmentir o sentimento moral de sua consciência e sem se deixar desviar do bom caminho pela tentação. Os Espíritos se comunicam com aqueles cujas qualidades são más, para os guiar pela mão e os levar a uma conduta mais conforme à razão e mais em harmonia com o objetivo para o qual deve tender todo homem persuadida que sua existência neste mundo não é senão expiação. (...)Muitos serão abandonados por seus Espíritos, por não quererem compreender que a caridade é o único meio de progredir. E então, infeliz daquele que não tiver querido ouvir a voz da verdade! (...) O objetivo da nossa missão é a vossa melhora moral e o vosso dever é igualmente o vosso melhoramento. Mas não espereis melhora de qualquer sorte sem a caridade.
Atenta leitura do trecho indica que os equívocos na vivência mediúnica originam-se no desconhecimento de seu nobre objetivo: instrumento de instrução e amparo do plano espiritual em favor das criaturas humanas. E como o objetivo é nobre, o meio utilizado e ensinado pelo Espiritismo é a caridade. Esta, segundo os espíritos, é benevolência para com todos, indulgência par com as imperfeições alheias, perdão das ofensas. Ora, seu uso na mediunidade, para transformação desta no mediunato, requer adesão e vivência daquelas virtudes. O mediunato, conforme definição do próprio Kardec, é missão providencial dos médiuns em favor do esclarecimento humano, para libertação de vícios e defeitos e crescimento moral, objetivo da doutrina espírita.
A dificuldade toda está na renúncia ao egoísmo que caracteriza o comportamento humano. Porém, exemplos notáveis - alguns ainda encarnados no planeta - vivem o apostolado do amor em favor da humanidade, como verdadeiros parâmetros a serem seguidos.
Confundida, mesmo entre os próprios espíritas, como prática de curiosidade ou mero contato social com os espíritos, à mediunidade está reservada a sublime missão educativa dos sentimentos humanos, para promover a melhora moral do planeta. O ensinos trazidos através dela, sua permanência entre nós, os registros históricos de sua influência em toda a história humana e as bençãos que ela nos proporciona revelam ainda mais a Bondade Divina que apenas aguarda a decisão ou iniciativa humana de promover o bem e o progresso em toda parte. E a mediunidade é valioso instrumento desta ação, através de médiuns estudiosos, dedicados e compromissados com o dever de servir à nobre causa do Bem. Principalmente, através da sublime virtude da humildade.

Texto de
Orson Peter Carrara
RCESPIRITISMO Nº80