sábado, 1 de setembro de 2012

A doença e o bem no processo de cura

Especial/ Por Ricardo Santos

O restabelecimento da saúde é um processo resultante entre a harmonia emocional e a prática da fé aliada ao bem

Não é novidade que todo e qualquer distúrbio de natureza emocional tem origem no perispírito, que é o invólucro que liga o espírito ao corpo, dentro da conceituação kardequiana. Dessa forma, equilibrar as emoções resulta em boa saúde e melhor qualidade de vida.
No livro Medicina Vibracional, da editora Cultrix, o espírito Richard Gerber explica: " As doenças se manifestam no corpo físico depois que as pertubações de energia já tiverem se cristalizado nos padrões estruturais sutis dos corpos de frequências superiores.".
Através da prece, o ser cria um espectro energético favorável à cura espiritual que, de acordo com Gerber, atua nos níveis físico e etérico e corrige desequilíbrios nos níveis emocional, mental e espiritual superiores.
Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, esclarece: "O magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé colocada em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos que antigamente eram qualificados como milagres."
O filósofo grego Epicuro (341-270 a.c) afirma que o bem é prazer que reside na ausência de paixões e na exclusão de qualquer fator que venha a causar sofrimento. O prazer surge, então, como alguma coisa passiva, isto é, um estado de contemplação espiritual. O bem é o prazer que leva à felicidade.
O restabelecimento da saúde, portanto, é um processo resultante entre a harmonia emocional e a prática da fé aliada ao bem. Some-se a isso: fé racional, vivência do amor e perdão, que são indispensáveis a um estado de satisfação plena das exigências do corpo e/ou do espírito.

O bem e a fé
Mas, o que fazer para nos livras dos males que nos acometem?
Esta indagação é feita há séculos. De um modo geral, os estudiosos da alma humana esclarecem que é possível nos libertar de tudo o que nos causa aflição. Para isso, eles recomendam algumas ações que podem nos ajudar.
Em primeiro lugar, a prática do amor verdadeiro. Allan Kardec afirmou: "O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".
Outro ensinamento fundamental diz: "O caminho do bem é o mais curto para a felicidade". Na prática, significa que todo aquele que pratica o bem atrai para si harmonia, equilíbrio e bem-estar.
Um terceiro aspecto da questão diz respeito à serenidade, que é mansidão, tranquilidade e estar livre de pertubações. Isso se conquista através do exercício da tolerância e paciência. Se observarmos atentamente, vamos perceber que pessoas serenas exalam paz de espírito. "A medicina cura os males do corpo, a sabedoria, os males da mente", afirma Demócrito.
É através da luta, de cada dia, que atingimos nossos objetivos pessoais. Portanto, devemos parar de reclamar. O importante é fazer o que nos cabe. Devemos manter a calma sempre. É como diz o preceito: "Ajuda-te e o Céu te ajudará".
Por outro lado, doar parte do nosso tempo a quem necessita também é fundamental para o nosso equilíbrio e bem-estar. No Brasil, há inúmeras instituições que abrem suas portas aos voluntários. Antes de ser presidente dos EUA, Barack Obama dedicava parte do seu tempo ao voluntariado. "Faça o bem sempre que possível; se não puder fazer o bem, tente não fazer o mal", diz Dalai Lama.
Pois bem, devemos adicionar a prece ao que foi dito acima. Afinal, ela é tão valiosa que a comunidade científica médica internacional reconhece sua importância na cura das doenças. De natureza física e espiritual. Jesus esclareceu que ela deve ser feita com sinceridade e em poucas palavras. Recomendo fazê-la, ao menos, duas vezes: pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir. Enfim: "Conheça a ti mesmo e nada em excesso", diz Platão.