terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Retrospectiva da CERS


Mais um ano se passou e mais irmãos alcançaram a tranquilidade e a paz de espírito que tanto procuravam com a ajuda de nosso amado Pajé.


domingo, 13 de dezembro de 2015

Jesus e o milagre do amor


          Os denominados milagres de jesus desafiam até hoje as explicações científicas e fascinam a todos. Para a doutrina espírita, milagres não existem, pois nada foge as leis naturais.
          O livro da codificação espírita A Gênese ressalta que os fenômenos nos quais o elemento espiritual tem parte preponderante não podem ser explicados apenas pelas leis da matéria. Talvez, o grande desafio ainda seja desvendar o que os "milagres" significam e o que podem ensinar sobre a vida e a realidade espiritual.
          Quanto aos milagres relatados nos Evangelhos, no livro O Sublime Peregrino, ditado pelo espírito Ramatís, temos comentários importantes a respeito: "O Mestre realizou inúmeras curas e renovações espirituais, que não devem ser consideradas milagres, mas resultantes de suas faculdades mediúnicas. Em virtude de sua elevada hierarquia espiritual e da incessante cooperação das entidades angélicas que o assistiam, tudo o que ele realizava nesse sentido, embora tido por miraculoso, era apenas consequência da aplicação inteligente das leis transcedentais."
          Se fôssemos fazer uma análise muito profunda e ampla da vida e dos "milagres" de Jesus, poderíamos publicar uma revista inteira sobre o tema e ainda assim seria insuficiente. Mas precisamos nos conscientizar de que, como ele mesmo disse, "somos deuses e também temos a capacidade de fazer o que ele fez". Milagre é o poder da fé em ação e, por maior que seja esse poder, ele jamais poderá ir contra as leis que regem os fenômenos da natureza. Conforme ensinou Kardec, todos os milagres, um dia, serão explicados à luz da razão e da Ciência.
          Penso que o maior milagre que todos devemos realizar é o da transformação individual com base no amor e no autoconhecimento, que um dia levará à paz mundial. E quando digo paz não me refiro apenas às relações entre os homens, mas, também, à relação entre o homem e a natureza.
          Como a doutrina espírita explica os milagres? O pesquisador espírita José Reis Chaves nos lembra que "o capítulo XV, do livro A Gênese, de Allan Kardec, explica que a superioridade de Jesus não estava relacionada ao seu corpo, mas, sim, à elevação de seu espírito. Por isso ele tinha o poder de dominar a matéria. Seu poder magnético se dava ao seu imenso amor pela humanidade e o desejo incessante de fazer o bem.Os quatro Evangelhos são ricos em fatos que deixam claro a grandeza espiritual de Jesus. Mas aqueles que já compreenderam a verdadeira missão do mestre na Terra sabem que os milagres não foram espetáculos miraculosos, mas, sim, uma prova irrefutável do poder do amor, que alivia, acima dos sofrimentos do corpo, as dores do espírito. Em relação à promoção dos fenômenos chamados paranormais, a doutrina espírita deixa claro que, muitas vezes, são faculdades mediúnicas e podem ser mais bem utilizadas na medida no amadurecimento espiritual de cada um."
Por Victor Rebelo

domingo, 6 de dezembro de 2015

Entrega dos donativos de Dezembro de 2015


          Aconteceu neste sábado, dia 05 de Dezembro a entrega dos donativos arrecadados durante o ciclo de 2015 às comunidades da grande Florianópolis e Aldeia Indígena Guarani de Major Gercino. Agradecemos a todos os colaboradores e frequentadores da CERS pelas doações de alimentos e roupas, pois dessa forma muitas famílias poderão ter um natal e um início de ano pouco mais tranquilo.






























quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Karma. Qual é o seu?



Karma é energia em movimento, uma transformação ou aprendizado necessário para nossa evolução. No movimento espírita é entendido como a lei de ação e reação


          Na perspectiva espiritualista oriental, karma significa, literalmente, "ação". Também pode ser entendido como uma energia em movimento, uma transformação ou aprendizado necessário para modificar um estado anterior. No movimento espírita é entendido como a lei de ação e reação.
          Costumo ensinar que karma é um erro ou uma atitude faltosa que precisa ser transformada em leveza, neutralidade e amor, ou, ainda, uma ação positiva que resulta em recompensas no tempo oportuno.
          Quando o termo karma começou a ser mais difundido no mundo ocidental e se popularizou, sofreu uma leve mudança no jeito de escrevê-lo: karma e carma são a mesma palavra e carma são a mesma palavra. Se você, um dia, escrever com C, não se preocupe, pois isso não é um erro!
          No mundo atual, o conceito de karma é um pouco diferente do conceito espiritualista oriental que eu citei anteriormente. Hoje em dia, karma se tornou um "apelido" para aquele problema de longa data, algo que lhe incomoda há um bom tempo. Via de regra, é aquele problema que lhe dá uma tremenda dor de cabeça e que parece ser teleguiado.
          Você tem um problema que se repete, que normalmente não sai da sua vida, você já fez de tudo e ele não se resolve ou não vai embora? É esse tipo de problema que coloquialmente costumamos chamar de karma.
          Seja dito no contexto popular ou não, o fato é que problemas como esse são realmente um karma, porque eles necessitam de uma grande dose de dedicação e atenção para que sejam transformados. E essa transformação só acontecerá por meio do amor. Mas esse amor só será conquistado com muito estudo, dedicação, experiência de vida e muita entrega a um caminho de autodesenvolvimento.

Lei do karma
          Existe uma lei divina, cósmica ou inteligência natural que regula o processo do karma. Assim como quando você joga algo para o alto e esse algo cai no chão porque existe a força da gravidade atuando, tudo, efetivamente tudo o que fazemos ou deixamos de fazer gera karma. O processo que faz essa roda girar continuamente pode ser chamado de lei do karma.
          As ações boas trazem consequências boas. Ações ruins trazem consequências boas. Ações ruins trazem consequências ruins. Portanto, o karma pode ser tanto bom quanto ruim. Como os espíritas dizem, é a lei de ação e reação!

A sua missão de vida
          Genericamente, grande parte da sua missão de vida é eliminar o seu "karma negativo" acumulado e não gerar outros novos também negativos. Em seguida, ao alcançar uma maior compreensão da vida, dos seus papéis e do seu propósito, a sua missão é a de aumentar o seu nível de karma bom com ações que melhorem você e o mundo.
          Tudo é karma. O número que balança te mostra ao subir nela reflete o karma bom ou ruim dos alimentos que você escolheu comer e dos exercícios que você escolheu ou deixou de fazer. O mesmo se aplica para as amizades, a sua saúde, a sua conta bancária e assim por diante.
          Quanto mais você viver com essa consciência e perceber essa lei agindo, mais fácil a sua vida vai ficando.
          Eu acredito que no dia em que os políticos do Brasil compreenderem a força do karma, nós entraremos em um novo nível de desenvolvimento, com valores elevados e construção de um mundo realmente melhor. Espero que todos nós compreendamos esse tema para sermos espíritos mais conscientes de si mesmos.
          Muita Luz e cuide bem do seu karma! Grande abraço e até a próxima.
Por Bruno J. Gimenes

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

9º Informativo da Casa Espírita Raio de Sol

         
 Mantendo nosso compromisso de informa-los sobre todas as ações da CERS, trazemos a vocês nossos irmãos nosso informativo de número 9 de Dezembro de 2015. Mais um ciclo se encerra nos trabalhos da CERS com a alegria de ter auxiliado todos os irmãos que à casa (PAJÉ), procuraram o amparo espiritual, somando um total de 5.800 atendimentos. Hoje, dia 1 de Dezembro a casa realiza o último atendimento e palestra do ciclo. Reiteramos o convite a acompanhar-nos via online em nosso Blog., e-mail ou Fanpage. Estaremos sempre a disposição de nossos irmãos. Fiquem todos na paz do nosso amado Pajé.