sábado, 23 de março de 2013

Conquistando o autoequilíbrio


Hoje em dia é muito comum ouvir as pessoas dizerem que estão estressadas. Também...não param! Vivem ansiosas, preocupadas com um futuro que não chega nunca, pois enquanto fazem uma coisa,a mente já está pensando no que fazer em seguida.
A dificuldade para viver o presente - de corpo e alma - é enorme, e isso é péssimo, pois além de desperdiçarmos nossa energia, prejudicamos nosso corpo e nosso relacionamentos. Eu explico: é que quando nosso corpo entra em estado de alerta, devido a uma situação inesperada que surge nos oferecendo algum tipo de ameaça, nosso metabolismo se altera. Nosso batimento cardíaco fica acelerado, a musculatura fica tensa, etc. Isso tudo é uma reação natural do nosso organismo, para combatermos o que nos ameaça. O problema é que quando esse estado se prolonga a ponto de se tornar constante, habitual, nosso corpo sofre as consequências, que podem variar, tais como: dores musculares, baixa imunidade, gastrite, crises nervosas, etc. Sem contar os problemas psicológicos e emocionais que podem ser agravados com esta situação, como depressão, fobias, síndrome do pânico...
Como eu disse, nossos relacionamentos também ficam prejudicados, pois quase nunca temos tempo para o outro. Nossas metas e tarefas cotidianas são tantas que não conseguimos nos conectar com a realidade do próximo. Perdemos a capacidade de ouvir e, muitas vezes, até mesmo de receber, pois nunca estamos abertos e disponíveis de verdade. Conversamos "da boca pra fora", mas a mente e o coração nem sempre estão presentes.
Essa maneira desequilibrada de viver é uma epidemia, onde um influencia o outro, seja no trabalho, no trânsito... ou em casa, quando descarregamos na família toda nossa carga emocional negativa.
Isso tudo tem que mudar! Comece hoje mesmo a se questionar: do que eu tenho tanto medo? O que me deixa constantemente preocupado ou irritado? Por que será que eu sempre estou "correndo", pensando no que fazer? Será que todas as tarefas que me dispus a realizar hoje são imprescindíveis? Não tem como pedir  para alguém me ajudar em uma ou outra tarefa? Eu tenho me organizado da melhor maneira possível?
Essas perguntas iniciais nem sempre são fáceis de responder. Por isso, eu recomendo algumas técnicas que podem auxiliar você a acalmar a mente e pacificar o coração, para que certas realidades do seu "eu" venham à tona. Procure praticar, por exemplo: meditação, yoga, tai chi chuan, exercícios bioenergéticos ou a prece. Isso vai ajudar a mudar o seu padrão emocional. Se for necessário partir para algo mais "físico", eu aconselho os esportes, as artes marciais, etc. Sem falar na Arte, que é uma grande ferramenta para o autoconhecimento. Que tal aulas de teatro, dança, pintura ou música? Se for necessário uma ajuda profissional, que tal um psicólogo da linha transpessoal? Além disso tudo, se você é espiritualista, procure frequentar seu centro espírita, umbandista, budista, etc. O convívio social, vivido com um espírito sincero e fraterno, é uma ótima ferramenta.
Para encerrar, deixo as palavras do Dalai Lama: "O que mais me surpreende na humanidade são os homens... porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam não por viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrer como se nunca tivessem vivido".
Paz e Luz! Boa leitura!

                                                                                  Victor Rebelo, editor-chefe

sexta-feira, 15 de março de 2013

Xamanismo: Consciência evolutiva


Doutrinas espiritualistas / Por Vitor Hugo França

Conheça esta proposta de vida, onde se honra e agradece ao Todo a possibilidade de estarmos aqui, neste Planeta Mãe-Escola

O termo xamanismo vai além de uma prática indígena ou de um ritual específico. Hoje, a sabedoria xamânica pode ser vivenciada por qualquer pessoa que busca uma integração maior com a natureza, uma conexão com todos os seres, enfim, uma relação honrosa com todas manifestações da criação.
O xamanismo teve a sua origem há milhares de anos, quando nossos ancestrais decidiram superar todos os desafios impostos no caminho evolutivo, através da integração com o meio ambiente, com confiança, determinação e observação, e assim descobriram as fórmulas, as respostas que iriam garantir a sua sobrevivência.
Não possuíam tecnologia avançada, mas com a necessidade de vencer e sobreviver, criaram técnicas naturais, se organizaram, desenvolveram e ativaram plenamente seu poder pessoal. Com segurança e atitude foram co-criando sua realidade.
Os guerreiros antigos utilizavam toda a força do seu universo interior e uma enorme integração com a sabedoria da natureza, as quais o xamanismo decodificava e direcionava em prol de sua sobrevivência e sucesso. Com isso, o processo evolutivo, com mais qualidade de vida, se ampliava nitidamente.

Integração com o Todo
O xamanismo possibilitou um maior senso de comunidade, união, organização e disciplina, além  de uma maior autoconfiança, integração ambiental e conexão. Tudo se torna sagrado na espiritualidade natural. As formas existentes na natureza eram então respeitadas como sendo espíritos (luz) que formavam uma única família, um ensinamento que poderíamos aplicar claramente nos dias de  hoje para melhorar todas as nossas relações.
Também foi responsável pelo surgimento de várias técnicas de cura, estratégias, filosofia e artes. Várias técnicas muito antigas e sábias são utilizadas até hoje, reconhecidas por comunidades científicas; outras, com características tradicionais milenares reconhecidas popularmente. Enfim, o importante é que estas maravilhosas técnicas naturais e evolutivas ainda estão sendo utilizadas e, com certeza, sempre serão utilizadas pela humanidade em seus processos de cura e busca pelo equilíbrio do ser.
O xamanismo é muito profundo, é uma linda filosofia de vida, onde honramos e agradecemos ao Todo a possibilidade de estarmos aqui, neste planeta "mãe-escola", evoluindo, crescendo, respeitando toda a existência, resgatando a integração com a Mãe Natureza.
Os guerreiros da luz têm como missão buscar a paz, a saúde, o sucesso, o equilíbrio entre corpo, mente, espírito e sentimento, ampliando cada vez mais a sua visão sobre tudo, sem preconceito ou medos limitantes.
Sabemos que cada um de nós tem a responsabilidade de escrever sua história pessoal de forma harmoniosa e íntegra. Todos nós somos espíritos livres; trazer em nós o perfume do amor maior e a força do xamanismo, com a sua simplicidade e profundidade, pode auxiliar muito em nossa jornada, independente de qualquer crença doutrinária que alguém possua.
No xamanismo reconhecemos que somos uma semente, um micro universo de infinitas possibilidade, nos preparando, crescendo e evoluindo a todo instante para nos tornarmos uma árvore bela, viçosa e frutífera. Para isso, respeite a todos e a tudo, cada vez mais e mais!
Esse belo Caminho Vermelho, como também é conhecido o xamanismo, é a síntese da espiritualidade, da integração e da essência divina. Não tem nenhuma conotação religiosa, pois respeita a liberdade de todos os seres; o seu "templo" é a grande Mãe Natureza.
Viver a sabedoria do xamanismo é buscar a excelência espiritual, ampliar seus horizontes além das formas ilusórias e  enxergar a realidade existente por trás dos conceitos, se harmonizando com as marés naturais da vida, valorizando sempre a essência. É ter o olhar capaz de decodificar os recados do universo, ampliando de forma significativa sua consciência ecológica, preservando muito mais a natureza e o meio e, assim, reconhecendo a importância de cuidarmos muito melhor da nossa casa, a querida Mãe Terra, pois sabemos que o planeta está "gritando" e se faz necessário assumirmos nossas responsabilidades para termos uma qualidade de vida verdadeiramente melhor, respeitando a nossa geração e as gerações futuras, lembrando sempre que o nosso planeta Terra não é descartável.
Portanto, precisamos repensar de forma coerente nossos hábitos, buscando exercer atitudes muito mais responsáveis e com maturidade espiritual.
Para que aconteça realmente uma mudança de consciência evolutiva, em todos os níveis de atividade, a prática é extremamente necessária. "Não basta saber, é preciso aplicar; não basta querer, é preciso fazer".

Comunhão com a Terra
A prática estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de resgatar a espiritualidade natural e verdadeira. A conexão com estas forças da natureza que estão presentes ao nosso redor nos proporciona alcançar o despertar da felicidade plena, em comunhão com a luz da Criação.
Seguindo o fluxo da integração total, ampliamos o nosso olhar, nossa atenção, e assim o Céu se torna o Grande Espírito, o Primeiro Amor, o Primeiro Vento que ensina o caminho das estrelas e das origens ancestrais. A Terra se torna Gaia, a Mãe que ensina os caminhos das relações,das integrações e da evolução na matéria, explorando os presentes que sua medicina natural nos oferece a todo instante e muitas vezes não percebemos. Tudo possui uma energia vital, uma força, uma luz divina... uma bênção!
Quem está neste caminho sagrado evolutivo abençoa, compreende, respeite e ama todos os seres, pois sabe que fazemos parte desta dança divina e de uma linda e única Tribo Estelar. Pense nisso e aplique em sua relações. O resultado é amor.
Nesta jornada terrena são muitos os desafios, mas também os recursos, as possibilidades. Mergulhe na sua essência e encontre o caminho... faça acontecer, seja sempre o seu curador!
Este é o belo caminho xamânico da integração consigo mesmo, onde buscamos em nosso universo interior, a verdadeira cura e, com a Mãe Natureza, no simples gesto de abraçar carinhosamente uma árvore, podemos afirmar com certeza que o valor maior está no permitir sentir... Confie e acredite em você!

                                                                  Vitor Hugo França é facilitador xamânico. Ministra cursos,                             palestras e conduz Rodas de cura xamânica.